domingo, outubro 27, 2019

Resenha: Understanding the Linux Kernel

Qual programador não tem o interesse em saber como funciona (por dentro) um sistema operacional? "Understanding the Linux Kernel", de Daniel Bovet e Marco Cesati se propõe a ser um passeio guiado pelas principais estruturas de dados, algorítimos e truques de programação do Linux, explicando como ele trabalha e porque "funciona tão bem em uma grande variedade de sistemas".



O primeiro ponto a destacar é o tamanho do livro: são mais de novecentas páginas organizadas em vinte capítulos e dois apêndices. Foi uma leitura árdua que consumiu uns 9 meses (já descontando os meses em que ficou encostado).

O livro cobre praticamente todas as principais funções do núcleo do Linux, com destaque para o gerenciamento de memória, processos e acesso a disco.Um sistema operacional de verdade, com suporte a funções sofisticadas e com os devidos tratamento de erro e otimizações, é algo bastante complexo. As diferentes partes acabam interagindo entre si, o que dificulta o estudo de cada parte isolada.

O estilo dos autores não me ajudou muito. Grande parte das páginas são intermináveis descrições campo a campo de estrutura de dados e de funções na forma de lista de passos. Ocasionalmente temos trechos de código em C. Figuras ilustrando as estruturas de dados são relativamente raras.

O que mais me fez falta foram visões gerais do funcionamento e da interação entre as partes, principalmente na parte central do livro.


Veredito: Só leia se você tiver muita paciência e grande interesse em conhecer detalhes (que podem já estar obsoletos quando você ler).

Nenhum comentário: