Módulo ESP-WROOM-32 |
Como o ESP8266, o ESP32 é comercializado na forma de módulos contendo CPU, memória e antena. O hobbista normalmente vai comprar uma placa que contém, além do módulo, um regulador de tensão (o ESP32 opera com 3,3V) e uma interface USB para programação.
Uma placa de desenvolvimento com o ESP32 |
O ESP32 possui internamente 448K de Rom e 520K de Ram. Externamente podem ser ligados até 16M de Flash e 8M de Ram.
O chip possui 34 conexões de GPIO (que podem ou não estar disponíveis no módulo/placa). Seis destas conexões são de apenas entrada, as demais podem ser usadas como entrada ou saída. Um esquema bastante flexível mapeia os periféricos nos diversos pinos.
A lista de periféricos é imensa: SPI, SDIO, MMC/SD, Ethernet, I2C, I2S (para streaming de áudio digital), UART, PWM, timers (de 64 bits), aceleradores para AES, SHA e RSA, gerador de números aleatórios, MMU, suporte a multi-tarefa, ADC e DAC. Existem também recursos específicos para economia de energia, inclusive um co-processador de baixo consumo que pode executar enquanto o resto do chip está dormindo.
O suporte a Bluetooth é também extenso, incluindo v4.2 BR / EDR e BLE (Bluetooth Low Energy)
Existem várias opções para programação. No nível mais baixo temos o compilador C/C++ e o IDF (IoT Development Framework) da Espressif (https://github.com/espressif/esp-idf). Uma opção mais simples é usar a IDE e biblioteca do Arduino (https://github.com/espressif/arduino-esp32), o suporte ao ESP32 pode ser instalado de dentro da IDE. Temos também suporte para MicroPython e Node.js.
O datasheet e mais um monte de informações podem ser vistos no site oficial: https://www.espressif.com/en/products/hardware/esp32/overview
Nenhum comentário:
Postar um comentário