domingo, março 04, 2018

Crítica: OpenCV For Secret Agents

A Packt Publishing oferece diariamente um eBook grátis. Foi desta forma que eu obtive este volume com um título curioso. OpenCV é uma aplicação bastante conhecida de "visão computadorizada", o livro apresenta seis projetos que a utilizam.




As seis aplicações são:
  • Classificação de imagens: uma aplicação para PC que tenta classificar imagens (luxo x simples, interior x exterior) baseado na distribuição de cores.
  • Reconhecimento de faces de pessoas e gatos: outra aplicação de PC, desta vez usando uma câmera.
  • Controle via gestos: uma aplicação para celular Android que toca sons conforme detecta movimentos de sim e não com a cabeça
  • Medição de distância: uma aplicação para Raspberry Pi, para ser usado em um carro, que avalia a distância do veículo atrás pela detecção dos faróis com uma câmera.
  • Amplificação de movimento: mais uma aplicação de PC com câmera, desta ver para destacar os movimentos
  • Simulação física a partir de um rabisco: Esta aplicação para celular reconhece alguns elementos em uma imagem (círculos e linhas). A imagem é depois animada, considerando as linhas como fixas e os círculos como bolas que obedecem à gravidade (orientada conforme o sensor do celular).
São, portanto, aplicações bastante diversas e com uma certa sofisticação. O OpenCV é usado no processamento das imagens, outros softwares são usados para os demais recursos das aplicações. Claramente não são aplicações para serem usadas como base para coisas mais sérias. A preparação para reproduzir as aplicações me pareceu trabalhosa e envolve a instalação de várias ferramentas (eu me limitei a ler o livro sem tentar reproduzir).

A teoria por trás dos algoritmos é descrita de uma forma simplificada, o suficiente para entender o que está se passando mas não muito mais que isto. A descrição das ferramentas (inclusive o OpenCV) é bem rasa.

Veredito

Uma leitura divertida e curiosa, mas fornece pouca base para você desenvolver as suas próprias aplicações.

Nenhum comentário: