domingo, fevereiro 25, 2018

Resenha: The Fantastic Four - Marvel Masterworks Vol 5 e 6

Continuando a leitura cronológica das histórias do Quarteto Fantástico, dois volumes da coleção Marvel Masterworks lidos em formato digital e contendo algumas histórias clássicas.


O Volume 5 contém o que muitos consideram o ápice das histórias do Quarteto Fantático: o enfrentamento de Galactus. A dupla Stan Lee e Jack Kirby traz ainda o Surfista Prateado e os Inumanos (por coincidência temos agora uma série de TV com eles). Galactus ("O Devorador de Mundos") é uma história épica, grandiosa e cósmica. E de quebra, o casamento de Sue e Reed Richards.

Capas das revistas no Volume 5 (tem mais duas que não estão nesta imagem)

Os Inumanos é algo um pouco diferente, partindo de uma releitura (retcon) de uma criminosa (Medusa) com um poder aparentemente pequeno. De repente, ela é parte da família real de uma nova raça. Lee e Kirby constroem de uma tacada uma nova mitologia e uma penca de novos personagens (o quanto cada um contribuiu é discutível, algumas ideias já tinham aparecido no Capitão América de Kirby em 1941). O que é meio forçado na história é a paixonite imensa e instantânea do Tocha Humana pela inumana Cristal.

O Volume 6 introduz um outro herói que está atualmente em evidência: o Pantera Negra. É mais uma história um pouco estranha: o Pantera Negra atrai o Quarteto Fantástico para Wakanda com o objetivo de caça-lo e derrota-lo. Após uma longa batalha (com os tradicionais exageros) é claro que o Quarteto Fantástico transforma em vitória uma quase derrota. E aí vem a reviravolta, com eles perdoando instantaneamente o ataque do Pantera e se juntando a ele.


A arte de Kirby é impecável. As histórias tem aquele estilo grandiosa da Marvel e a tendência a serem esticadas por várias revistas, o que bem mais para frente me afastaria da série. Mas aqui ainda existe o cheiro de novidade e uma sensação de progressão da história com o casamento de Sue e a entrada de Johnny na faculdade.

O experimentalismo de Kirby incluía colagens como esta


Veredito

Imperdíveis.

Nenhum comentário: