terça-feira, junho 06, 2017

Display LCD 7 Polegadas com Entradas HDMI, VGA e Vídeo Composto

Os meus projetos até agora tem usado displays numéricos e alfanuméricos simples (quando não ficaram restritos a LEDs) . Entretanto, no momento em que se passa a usar "mini PCs" (como Raspberry Pi, Beaglebone e outros) surgem ideias que precisam de um display gráfico colorido com maior resolução.

Neste post e nos seguintes vou falar de três displays que eu testei. Uma busca rápida acha uma imensa quantidade de displays LCD coloridos, variando (entre outras coisas) em tamanho, conexões e a disponibilidade do recurso touch.

Este primeiro display é um display de 7 polegadas (lembrando que o tamanho é medido na diagonal, uma lembrança do tempo que TVs usavam tubos com frente circular), com reolução de 1024x600, sem recurso touch e com entradas HDMI, VGA e Video Composto. Eu comprei no AliExpress, mas você não deve ter dificuldade em achar displays semelhantes na China e mesmo no Brasil.

Testando a entrada VGA

A caixa do display veio com:
  • O display em si, com um circuito flexível para ligação à controladora
  • A placa controladora
  • Uma placa com botões
  • Um cabo para conectar a placa de botões à controladora
  • Um cabo para alimentação via USB
Conteúdo da caixa

Devido à minha inexperiência e à tradicional falta de informações, sofri um pouco para ligar o display à placa.

O verso do display
 Para o caso de alguém precisar: a parte preta do circuito flexível fica para baixo e os contatos para cima. O conector na placa tem uma parte traseira preta móvel. Puxe esta parte para frente (no sentido de fora da  placa), especte o circuito e empurre a parte para trás para travar.

Detalhe da conexão do display à placa
Você vai achar várias informações sobre a placa controladora procurando pelo seu código (PCB8000099) na internet. É uma placa razoavelmente popular e versátil, baseada em um chip da Realtek. Existem divergências quanto à faixa de alimentação suportada: muitas referências falam em 9 a 12 VDC, porém a placa veio com um cabo para alimentar via USB, que é 5VDC. O datasheet do RTD2662 fala em cerca de 0,5A de consumo, com o display o consumo total é mencionado como 1A.

A placa de teclas possui um LED e cinco botões:
  • Power (embaixo do LED)
  • Menu
  • -
  • +
  • Source / Enter
As teclas - no alto à direita ficaria o receptor IR
 O funcionamento do teclado é parecido com os dos monitores tradicionais, mas algumas coisas complicam:
  • A placa não indica qual tecla é qual
  • O menu só funciona quando tem uma fonte de sinal ligada
  • O espaçamento das teclas é esquisito: a tecla - fica próxima do Menu e longe do +
Uma opção da placa, que não vem neste kit, é um controle remoto infravermelho.

O aspecto que me interessou mais é a disponibilidade das várias entradas, me pareceu um display apropriado para montar um mini monitor para testes rápidos.  Um primeiro problema é como fixar o display. Um segundo é como posicionar display, controladora e placa de botões. A loja onde comprei tem um suporte acrílico, só que ele é relativamente caro e desajeitado (os botões ficam na lateral e o circuito flexível entre o display e controladora precisa ser torcido).

No próximo teste vou falar sobre alguns testes de uso.

Nenhum comentário: