terça-feira, janeiro 24, 2017

O Kit RC2014 - O Backplane

A minha montagem começou pelo backplane, que é a placa onde são conectadas as demais.

Backplane montado

O backplane é essencialmente passivo. Na primeira versão. era uma placa padrão com trilhas paralelas. Como mencionei na parte anterior, os conectores são do tipo "espeto". A placa permite soldar até 8 conectores de 40 pinos, porém existe uma "pegadinha". Os slots 3, 4, 5 e 6 tem todos os pinos interligados. Os pares 1&2 e 7&8 também. Porém apenas os pinos centrais estão interligados em todos os oito slots. Para interligar outros pinos é necessário soldar um pedaço de fio (jumper) para cada sinal. Por um lado isto dá mais flexibilidade, mas por outro requer um pouco de atenção e planejamento na montagem.

A placa vazia


Os sinais na via são: endereço (A15 a A0), alimentação (GND, 5V,),  sinais de controle (M1, Reset, Clock, INT, Mreq, WR, RD e IORQ), dados (D0 a D7), sinais de comunicação (Rx e Tx, supondo que a placa de comunicação esteja instalada) e mais quatro sinais "para uso futuro". Os sinais interligados em todos os slots são a alimentação e sinais de controle.

Na minha montagem segui o sugerido no manual: clock no slot 2 (não precisa dos demais sinais, portanto não precisa soldar nenhum jumper), processador no slot 3, ROM no slot 4, Ram no slot 5 e comunicação no slot 6. Uma coisa curiosa é que algumas placas ficam viradas para um lado e outras para o outro. Considerando que o conetor soldado nestas placas é um "L", o espaçamento entre as placas fica irregular. Para maior segurança coloquei pedaços de papel para isolar as placas mais próximas.

Não é muito elegante, mas fico mais tranquilo

Além dos slots, o backplane possui mais três coisinhas:
  • Um botão de reset. É possível montar também este botão na placa de clock, o kit vem com apenas um botão (como eu tinha um botão igual, coloquei nas duas placas).
  • Um conector P4 de alimentação. Este conector pode ser ligado direto na via (através de um jumper) ou pode ser montado um regulador 7805 (não incluso no kit). Eu estava certo que tinha uma fonte de 5V com conector P4 e não montei o 7805. Depois de pronto eu descobri que não tinha a fonte e fiz uma "adaptação técnica" para alimentar com uma fonte de celular. O RC2014 pode também ser alimentado pela placa de comunicação, que é o que estou usando.
  • Um LED de ligado. Curiosamente foi a única coisa que não funcionou de primeira. Depois de retirado o LED não estava funcionando (não sei se já estava assim ou eu o danifiquei de alguma forma). Felizmente eu tinha um LED idêntico.
A montagem foi bem simples, porém repetitiva (cinco conectores de  quarenta pinos). Montei as poucos, bem devagar e gostei do resultado.

Nos próximos posts vamos falar das demais placas.

Nenhum comentário: