terça-feira, maio 17, 2016

Avaliação: Automation Board

Esta avaliação é um pouco triste, pois a placa que vou examinar não está mais disponível. É uma criação do Laboratório de Garagem e foi objeto de um Kickstarter bem sucedido, mas deixou de ser comercializada junto com o fim da loja do Laboratório de Garagem.

A Automation Board é uma placa de hardware aberto, compatível com o Arduino e voltada para aplicações de automação.


O "cérebro" da placa é o velho conhecido ATmega328 rodando a 16MHz. Isto, mais o bootloader padrão, permite a programação da placa usando a IDE e bibliotecas do Arduino. Para fazer a programação é necessário um conversor serial TTL USB externo, o que faz todo sentido para uma placa que provavelmente será montada dentro de uma caixa e reprogramada poucas vezes após entrar em uso. Também pensando no seu uso "em produção", a placa inclui uma fonte chaveada que permite ligar direto à rede elétrica (100 a 240 VAC).

A Automation Board possui quatro relês com capacidade de chavear até 7A a 250VAC, com saídas normalmente aberta e normalmente fechada. O estado dos relês é indicado por LEDs, o que permite implementar a aplicação clássica "piscar LED".

A placa vem preparada para a conexão de um fototransistor e/ou LED infravermelho (não incluídos). Desta forma a Automation Board poderá ser controlada por um controle remoto IR ou controlar um dispositivo que utilize um controle deste tipo. Outra possibilidade é ligar um sensor de presença IR com saída analógica.

Outros dispositivos podem ser ligados à Automation Board através de uma rede RS-485. A placa tem também um conector padrão para ligação de um módulo XBee (ou um módulo WiFi que use o mesmo padrão e mecânico).

Se tudo isto não for suficiente para a sua aplicação, a Automation Board possui conectores padrão para os shields Arduino e para os shields do Garagino (o mini Arduino do Lab de Garagem). Isto possibilita, por exemplo, ligar a uma rede Ethernet e conectar displays e teclados.

Veredito

Recomendada.

A Automation Board é excelente para quem quer montar um sistema de automação programado com as bibliotecas do Arduino. Ela inclui o suficiente para uma montagem básica com um mínimo de componentes externos, permitindo fugir daqueles emaranhados de fios que dão um aspecto amador e atraem o funcionamento intermitente.

Espero que o Laboratório de Garagem retome no futuro a comercialização desta placa. Ou outros, já que o projeto é aberto.

Nenhum comentário: