domingo, fevereiro 07, 2016

Resenha: The Secret History of Star Wars

Com o lançamento do "Despertar da Força", resolvi ler este livro que estava na fila há alguns anos. "The Secret History of Star Wars" se propõe a ser um guia não-autorizado para as (então) duas trilogias de Star Wars, revelando detalhes sobre o processo de criação da história.


Spoiler Alert:  Não leia o resto se você for aquela pessoa que nunca viu os filmes das duas primeiras trilogias!
O que teria de "secreto" na história de Star Wars? Algo que a maioria já desconfia: George Lucas foi inventado (e modificando) a história a cada filme.

Quando Star Wars foi lançado era um filme isolado, chamado apenas de Star Wars, sem o "Episódio IV" e o subtítulo "A New Hope". Darth Vader e Anakin Skywalker eram personagens distintos, Luke e Leia não eram irmãos, não tinha Yoda e a força era algo espiritual e mental sem efeitos físicos. Quando foi criado, Darth Vader era apenas um vilão secundário, mas cresceu de importância a partir de um esboço muito inspirado do designer (que incluiu a icônica máscara). De onde Michael Kaminski conclui tudo isto? Lendo as várias versões dos scripts, as entrevistas e os materiais de promoção da Lucasfilms da época. Se você rever o filme (principalmente se achar a versão original, antes dos vários acréscimos das edições especiais) isto tudo faz sentido.

A parte inicial do livro é a mais interessante, quando fala da formação de Lucas como diretor, o que serve de base para explicar o processo de escrita de Star Wars. A escrita do primeiro filme foi particularmente longa e desgastante. O primeiro sumário de duas páginas (o mítico Journal of the Whills) seria algo como "the story of Mace Windu, a revered Jedi-bendu of Opuchi who was related to us by C.J. Thape, padawan learner to the famed Jedi" ("a história de Mace Windu, um venerável Jedi-bendu de Opuchi, contada para nós por C.J. Thape, aprendiz padawan do famoso Jedi"). A tentativa seguinte deixava a maior parte disto de lado e era uma cópia do filme "Hidden Fortress" de Akita Kurosawa (cujos direitos Lucas tentou adquirir e de onde vem C2PO e R2D2). O primeiro rascunho de roteiro conta a história de Annikin Starkiller enquanto é treinado por seu pai, Kane Starkiller, e seu mentor, General Luke Skywalker, Mais três rascunhos completos de roteiro seriam escritos e a quarta versão seria ainda revisada durante as filmagens. Além das versões registradas nos rascunhos do roteiro, Lucas cogitou várias outras variações.

"O Império Contra-Ataca" foi o grande marco da história, a partir do momento que Lucas percebeu que tudo ficaria melhor com a junção de "Papai Skywalker" com "Darth Vader", criando o "Papai Vader". Embalado com o sucesso do primeiro filme, Lucas pensa em uma série ilimitada de episódios ("As Aventuras de Luke Skywalker"), depois reduzida para doze (como era praxe nos seriados dos anos 50) e finalmente para os míticos nove (as três trilogias). Porém as filmagens de "O Império Contra-Ataca" foram desgastantes e Lucas acabou arrematando tudo de forma apressada com o terceiro filme (onde surge a redenção de "Papai Vader".

Vinte anos depois, ao retomar a série com a trilogia composta pelos episódios I a III, novas mudanças precisaram ser feitas. Originalmente esta trilogia seria sobre a juventude de Obi Wan e suas aventuras com seu amigo Anakin Skywalker. Mas, ao criar "Papai Vader", Obi Wan passou de companheiro de Anakin a seu mestre (como Kaminski  mostra através dos diálogos dos dois primeiros filmes), o que criou complicações quanto às idades de ambos e resultou em um Anakin ainda criança no primeiro filme. Mais mudanças surgiram ao longo desta segunda trilogia, como nas motivações de Anakin e a rápida saída de cena do Conde Dooku no terceiro filme.

Muitos outros pontos são revelados no livro; as teorias sobre os motivos das mudanças são bem interessantes. O lado ruim do livro é o excesso de repetição. Kaminski parece querer convencer pela insistência, ao invés de deixar isto para os seus (bons) argumentos e um pouco de raciocínio do leitor. Ao final do livro existem ainda sete longos apêndices com discussões de alguns pontos menores, que poderiam ter sido despachados em alguns parágrafos ao invés de muitas páginas. No final, se tem um livro longo e por vezes cansativo, sem nenhuma ilustração.

Veredito

Se você é fã de Star Wars e não tem paciência curta, recomendado. Você certamente vai querer rever os filmes ao final do livro e verá tramas diferentes surgirem e serem desviadas ou abortadas.

Uma alternativa a este livro, no que diz respeito ao filme original, é o "The Making of Star Wars", que é mais luxoso, rico em fotografias e ilustrações e cujo autor teve acesso aos arquivos da Lucasfilms. Espero lê-lo em breve e publicar aqui a sua resenha.

Nenhum comentário: