domingo, setembro 06, 2015

Resenha: The Man Who Sold the Moon / Orphans of the Sky

Lendo na wikipedia sobre a minissérie Ascension, descobri que uma das inspirações é um livro de Robert Heinlein que eu ainda não tinha lido (Orphans of the Sky) e acabei comprando para o Kindle um livro "duplo" contendo "The Man Who Sold the Moon" e  "Orphans of the Sky".



A leitura dos livros de Heinlein costumam ser experiências interessantes. Temos uma visão do futuro feita a partir do nosso passado não muito distante. As crenças filosóficas e políticas de Heinlein acabam por conduzir as tramas. Mesmo nos livros considerados "juvenis" surgem assuntos profundos.

Os dois livros presentes neste volume são coletâneas de histórias que pertencem à chamada "Future History" de Heinlein, como é explicado na introdução. Pretendendo escrever uma série de histórias inter-relacionadas cobrindo do século 20 ou século 23, ele rascunhou em uma folha quais seriam estas histórias e quando elas se passariam.  John W Campbell Jr, editor da influente revista Astounding Science Fiction, publicou este desenho e cunhou a expressão "Future History".

"The Man Who Sold the Moon"é uma coletânea que inclui as primeiras histórias publicadas de Heinlein. A maioria delas é de 1939 ou 1940, apenas a história que dá o título é posterior (1950).
  • Let There be Light é o começo da Future History. Dois inventores começam estudando algo que se assemelha muito a um LED (gerando luz a partir da energia elétrica com alta eficiência) e acabam obtendo o efeito contrário: a produção de energia elétrica a partir da luz. A partir daí enfrentam uma série de dificuldades devido às empresas que seriam prejudicadas por uma fonte de energia barata.
  • Em The Roads Must Roll, a energia barata levou à criação das "cidades estradas". Achei uma história menor.
  • The Man Who Sold the Moon tem a curiosidade adicional de ser uma excelente "prequel". Escrita 10 anos depois de Requiem, conta os esforços de um homem de negócios (Delos D. Harriman) para realizar a primeira viagem à Lua.
  • Requiem, escrita 10 anos antes de The Man Who Sold the Moon, traz o capítulo final da saga de Delos D. Harriman. Uma história bastante tocante.
  • Life-Line é outra história tocante, envolvendo um cientista que constrói uma máquina capaz de informar com precisão a data da morte de uma pessoa.
  • Blows-up Happens se encaixa no começo da Future History, sendo referenciada em The Man Who Sold the Moon. Gira em torno da operação de reatores nucleares (que Heilein imaginou a partir da pouca informação publicamente disponível na época em que escreveu).
 "Orphans of the Sky" é composta de duas partes: "Universe" e "Common Sense". É uma das primeiras histórias envolvendo o conceito de "generation ship", onde uma nave espacial fornece um ecossistema completo para permitir uma viagem de longa geração que será completada por descendentes dos tripulantes originais. É, portanto, uma forma de viabilizar uma viagem até estrelas distantes a velocidades muito abaixo da velocidade da luz. Neste caso, as coisas saíram terrivelmente erradas: um motim gerou a mortes dos tripulantes que sabiam operar a nave e os sobreviventes perderam o conhecimento de que estavam dentro de uma nave, passando a considerá-la com sendo todo o universo existente. Os livros que restaram passaram a ser interpretados como textos religiosos, com as ciências exatas sendo vistas como metáforas.

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: