domingo, agosto 23, 2015

Crítica: "Mickey Mouse - Lost in Lands of Long Ago"

Continuando o post anterior, comento aqui sobre o volume 6 da coleção de tiras do Mickey, com tiras de abril de 1940 a janeiro de 1942.

 Lost in Lands of Long Ago

Este volume contém histórias menos alopradas que o volume anterior, se concentrando em aventuras e investigações. Obs: clique nas imagens para ampliar.

"The Bar-None Ranch" é uma deliciosa mistura de gêneros. Mickey e Pateta vão a um rancho no não-tão-velho-oeste onde as hospedes estão sendo raptadas. Ok, já temos o bangue-bangue e o mistério. O Pateta entra com o lado cômico e a Clarabela coloca algum romance na história. Faltou algo? Que tal um pouco de ficção científica? O esconderijo do bandido está protegido pelas invenções de um cientista maluco. Para completar, o bandido é revelado logo na segunda tira como o Peg-Leg Pete (que você deve conhecer como João Bafo-de-Onça).

Pateta está em grande forma nesta história

Em "Bellhop Detective" Mickey ganha um emprego de ajudante em um hotel e se vê envolvido com mistérios e fantasmas.
 
A vida de ajudante não é fácil

"Land of Long Ago" é, merecidamente, a história que cede o título ao volume. Um cientista leva Mickey e Pateta a uma ilha que conserva fauna, flora e habitantes de milhões de anos atrás.

Dinossauros!
 Em "Love Trouble" Minie se cansou das ausências de Mickey e tem um novo namorado, que a fascina com sua aparente sofisticação. Mickey está levando a pior, até aparecer uma ratinha loira... e chega de spoiler!

O Mickey está começando a virar o jogo
 "Mickey Mouse, Supersalesman" começa com a Minie mais uma vez arrastando Mickey para um emprego. O emprego é de terceiro assistente para o diretor de arte, mas a firma está em situação crítica e a sobrevivência depende de fechar um negócio com um grande cliente. O "melhor" vendedor da firma é do tipo clássico: muita falação, muito gasto com almoços e mimos para os prospects e poucos negócios concretizados. É claro que Mickey vai encantar o cliente e salvar a empresa.

Todos nós conhecemos um vendedor como o "Windy"
 Em "Mystery at Hidden River" o vilão é novamente Peg-Leg Pete, que mais uma vez raptou Clarabela. Mas há algumas coisas diferentes nele. Para começar, não tem mais a perna de pau que originou o nome, o que merece uma menção ligeira em uma tirinha. Durante a maior parte da história ele está (mal) disfarçado como "Pierre", falando com um sotaque quase ininteligível. E é um Peg-Leg Pete bem mais violento que na outra história. Existem ainda alguns pontos curiosos, como a indiazinha e o parceiro do Pete.

Bafo de Onça, de sotaque e sem perna de pau, parte para o ataque

"The Gleam"  fecha o volume com mais um bom mistério. O final foi bem surpreendente e conta com a participação essencial do Pateta.

Raciocínio correto, suspeito errado.

Veridito

Imperdível.

Nenhum comentário: