terça-feira, março 31, 2015

(Mini) Avaliação: Raspberry Pi 2 Modelo B

Sete meses após anunciar o modelo B+ (que eu analisei aqui), a Raspberry Pi Foundation anunciou a segunda geração do Raspberry Pi. Eu acabo de receber o novo modelo e faço uma primeira avaliação neste post.

Raspberry Pi 2 modelo B à esquerda, Raspberry Pi modelo B+ à direita

O Que Mudou?

Na mudança do modelo B para o modelo B+ o coração do Raspberry Pi foi mantido; as principais diferenças visíveis foram nos conectores. Da geração 1 para a 2 foi o contrário: foi mantida a disposição dos conectores e alterado o processador.

A geração 1 usava o processador BCM2835, a geração 2 usa o BCM2836. Apesar de apenas um dígito de diferença nos códigos, a mudança é grande.

Em primeiro lugar, o BM2835 usa a arquitetura ARM v11 e o BCM2836 a arquitetura Cortex-A7. Além de ser mais nova, rápida e eficiente, a Cortex-A7 é suportada por um número maior de sistemas operacionais e aplicações. Por exemplo, o Ubunto e o Windows 10.

O clock foi ligeiramente aumentado, de 700 para 900 MHz. Mais importante, o BCM2836 possui quatro núcleos, contra apenas 1 do BCM2835.

Para completar, a memória Ram foi aumentada de 512M para 1G.

O resto, inclusive o preço (lá fora) continua o mesmo. Como os conectores são os mesmos e na mesma posição, as caixas para o modelo B+ servem para a versão 2.

Primeiros Testes

O NOOBS (imagem padrão para o cartão Micro-SD) foi atualizado para suportar o Rapberry Pi 2. O processo de gravação e iniciação é o mesmo (o NOOBS suporta "automagicamente" as duas gerações).


O Rapberry Pi 2 é mais rápido. Quanto? Testes falam em até seis vezes, mas depende muito da aplicação. O blog oficial menciona que com ele é possível emular a plena velocidade o Nintendo 64 e o PS1.

Meu primeiro teste foi o tempo de boot até o prompt de login: de 37 segundos reduziu para 27.

Em seguida resolvi fazer um teste rápido com o DOSBox. Lembrando, com  a versão 1 o desempenho do Wolf3D em uma janela foi péssimo e diretamente no console foi ruim. Ainda não conseguir rodar no console, mas na versão 2 dá para rodar muito bem em uma janela.

Veredito


O mesmo preço, maior velocidade, quatro núcleos, o dobro da memória... alguma dúvida que é recomendado?

Referências

http://www.raspberrypi.org/raspberry-pi-2-on-sale/
http://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-2-model-b/
http://en.wikipedia.org/wiki/Raspberry_Pi

Nenhum comentário: