domingo, fevereiro 22, 2015

Crítica: Racing the Beam

O Atari VCS (retroativamente chamado de Atari 2600) foi um dos primeiros video games domésticos. Este livro fala sobre a sua história, sua tecnologia e sua importância.


A proposta dos autores é falar sobre "plataforma" - os recursos fornecidos pelo Atari VCS e como isto influenciou os  jogos feitos para ele. O livro começa com um tom acadêmico, o que pode assustar alguns (eu não gostei). Felizmente a maior parte do livro é de leitura bem mais agradável e o tom acadêmico só retorna no final.

Em termos de história, o livro fala um pouco dos antecessores do video game doméstico e pincela alguns momentos importantes na longa vida do Atari VCS. Mas este é um ponto secundário, não existe a preocupação em mencionar todos os momentos importantes nem em apresentar as informações em ordem cronológica.

A tecnologia é abordada um pouco mais a fundo, mas somente no nível necessário para entender as limitações do hardware e o efeito disto sobre os jogos.  Em parte é um pena, pois o hardware do Atari VCS é genial pela sua simplicidade e diferente daquilo que hoje estamos acostumados.

A maior parte do livro é dedicada ao estudo de seis jogos (vários outros jogos são mencionados, mas com menor destaque):
  • Combat: este jogo foi desenvolvido junto com o hardware e ilustra a forma como se pensou que o hardware seria usado.
  • Adventure: inspirado no Colossal Cave Adventure (um jogo totalmente baseado em texto), mostra como uma ideia pode ser completamente alterada para se adequar a uma plataforma.
  • Pac-Man: uma conversão bastante criticada de um jogo de arcade, ilustra bem as limitações da plataforma (reforçadas por restrições impostas pela Atari ao projeto).
  • Yar's Revenge: poderia ter seguido o caminho do Pac-man, mas o projetista deu uma guinada e criou algo realmente original.
  • Pitfall!: um famoso caso de sucesso. O projetista uniu ideias originais e uma codificação precisa para criar um clássico.
  • Star Wars - The Empire Strikes Back: muitos jogos para o Atari foram inspirados em filmes, muitas vezes com resultados ruins. Mais do que falar neste jogo, este capítulo fala no ocaso do Atari VCS. Tem também uma discussão interessante sobre a questão do videogame ser considerado um brinquedo ou não.
Veredito

Recomendado.

O início e o final do livro podem ser um pouco chatos e um pouco mais de detalhes sobre a história e o hardware seriam muito interessantes, mas é uma leitura bastante agradável e instrutiva.

Nenhum comentário: