domingo, novembro 16, 2014

Crítica: Programming the Raspberry Pi: Getting Started with Python

"Programming the Raspberry Pi" é um livro curto (170 páginas contando introdução, índice, etc) e barato (menos de US$9 na Amazon pela versão impressa ou eletrônica) que se propõe a explicar o básico do desenvolvimento de aplicações em Python para o Raspberry Pi.



Vejamos o que o livro oferece, capítulo a capítulo.

Introdução: uma apresentação rápida do Raspberry, as conexões, os acessórios sugeridos e uma menção rápida do boot (com a recomendação de comprar um SD com o Linux já instalado).

Getting Started: uma passada muito rápida sobre a operação do Linux. Menciona uns três comandos para o uso no console.

Python Basics: a IDE (IDLE), números, variáveis simples, for, if, while, números randômicos. Tudo bem superficial.

Strings, Lists and Dictionaries: uma passada rápida por estas estruturas e mais exceções e a definição de funções.

Modules, Classes and Methods: um gostinho de programação orientada a objeto.

Files and the Internet:  uma mistura estranha de assuntos, para apresentar alguns recursos do Python.

Graphical User Interfaces: uma introdução ao Tkinter, um módulo para construção de interfaces gráficas em Python.

Games Programming: uma introdução a outro módulo Python, o pygame.

Interfacing Hardware: apresenta o conector GPIO e algumas placas de expansão.

Prototyping Project (Clock): Construindo um relógio com um display LED de 4 dígitos (como o que vimos aqui). Não entra nos detalhes do hardware nem da interface (que é feita através de uma biblioteca "caixa preta").

The RaspiRobot: Um robô é construido usando um kit da parte mecânica e uma interface pronta (projetada pelo autor). O baixo nível, novamente, está escondido em uma biblioteca. Na primeira parte o robô é controlado remotamente através de um teclado sem fio. Na segunda parte é colocado um sensor de distância e um display (que funciona como monitor para o Raspberry); a aplicação apenas informa no display a distância lida pelo sensor.

What Next: Alguma ideias rápidas de outras coisas para você aprender.

Veredito

Não recomendado (exceto pelo exceção que eu coloco abaixo).

Como pode ser visto acima, "Programming the Raspberry Pi" é daqueles livros que passa rapidamente por vários assuntos sem nunca se aprofundar. Após ler o livro você certamente não estará pronto para desenvolver programas para o seu Raspberry. Dos doze capítulos, apenas cinco possuem assuntos específicos ao Raspberry e todos muito superficiais.

A única aplicação válida que eu vejo para este livro é colocar junto com um Raspberry que você esteja dando para uma pessoa leiga, com o objetivo de despertar alguma curiosidade pela programação.



Um comentário:

Mulatinho disse...

Estava procurando um livro bom sobre o assunto e baixei esse daí, ainda bem que pude baixar antes de comprar pois concordo com você, valeu pelo review!