sábado, maio 31, 2014

Jogo do Mês: Papers, Please

Papers, Please é daqueles jogos que prova que um bom jogo precisa de uma boa ideia e não de gráficos sofisticados. A ideia básica é muito simples: você é um inspetor de imigração que precisa decidir quem pode ou não entrar em Arstotzka. A maior parte do jogo você está na tela abaixo, decidindo se carimba Aprovado ou Negado, mas existe uma grande profundidade nesta decisão.




Mesmo ficando somente na parte simples e mecânica de conferir documentos segundo as regras (que se complicam ao longo do jogo), o jogo é surpreendentemente viciante. Após cada decisão você fica aguardando ansioso pelo barulho da impressão de um aviso de inconformidade ou o silêncio que confirma uma decisão tecnicamente correta.

Como um reforço a mais, você é remunerado pela sua produtividade e tem aluguel e outras despesas a pagar para manter você e a sua família. Os primeiros erros são perdoados mas logo você cai em multas crescentes. Um dia ruim (e os primeiros são assim) e você terá que decidir entre pagar a comida ou o aquecimento. Mal alimentados e com frio, os seus familiares não demorarão a ficar doentes e você terá uma despesa a mais com remédios. Sem dinheiro para remédios, eles poderão morrer.

Você não conseguirá ficar neutro em relação às pessoas que passam pela fronteira, mesmo trocando poucas palavras com elas. O sujeito com documentação correta pede educadamente para você tratar bem da esposa dele que é a próxima da fila. Ela não tem a documentação correta, você deixa passar? Ou a mulher que avisa que um sujeito na fila é um assassino, mas ele tem a documentação correta, você está com o filho doente e não pode bancar a multa de uma negação não justificada. Você deixa passar e, no dia seguinte, num canto do jornal, está a notícia de duas mortes misteriosas.

Em cima de tudo isto existe ainda uma trama que evolui ao longo dos 31 dias (ou fases) do jogo. Ainda estou no começo, portanto ainda não sei aonde isto vai dar.

O jogo tem 20 finais possíveis (até agora eu sempre termino no primeiro, preso por não conseguir passar o aluguel).

O jogo está disponível para Windows, MacOS e Linux. O preço disto é um pequeno problema de compatibilidade, o desenvolvedor utilizou OpenGL para os gráficos e podem ocorrer problemas sob Windows com placas de vídeo mais antigas. No meu caso, funcionou bem no meu micro mais recente (um netbook) mas deu problema no PC do trabalho e no meu velhíssimo PC de casa. A solução, que eu peguei no gog.com, é alterar os arquivos de configuração para o jogo rodar com "software rendering" e no modo "windowed". O jogo é multilíngua, incluindo pt-br (não testei, estou jogando em inglês).

O site oficial é http://papersplea.se/ e você pode comprar diretamente lá, ou no gog.com, steam ou Humble Store. O preço oficial é $9,99 mas com um pouco de paciência você encontra em promoção.

Veredito

Fortemente recomendado.

Nenhum comentário: