domingo, agosto 18, 2013

Resenha: A Game of Thrones (o livro)

Como muita gente, só descobri  "As Cronicas de Gelo e Fogo" ("A Song of Ice and Fire" no original) depois do sucesso da série de TV (mais precisamente, quando estava começando a terceira temporada). Daí resolver ler os livros.



Isto me colocou em uma situação nova: ler os livros após ver a adaptação para a TV. Além disso, não é apenas um filme de duas ou três horas, cada livro está rendendo uma temporada de 10 episódios de uma hora, o que permite apresentar bastantes detalhes.

Os livros de George R. R. Martin são bem longos. A Game of  Thones tem mais de 700 páginas (no formato pocket book, eu li o eBook no Kindle), mas longe de ser maçante. Se por acaso alguém não ouviu falar, é uma fantasia épica em um mundo medieval (inspirado na Inglaterra na época da Guerra das Rosas).

Cada capítulo conta um pedaço da história, sob o ponto de vista de um dos personagens (mas na terceira pessoa). É um formato interessante, mas fica fácil de se perder no livro quando os títulos dos capítulos são coisas como Bran II.

A série da TV é extremamente fiel ao livro. É claro que o livro pode dedicar mais tempo às descrições, motivações e ao plano de fundo (inclusive a história anterior do mundo) enquanto que a TV utiliza-se de imagens e da expressividade dos atores para completar a história. A TV explora cenas mais fortes (em particular de sexo), o que não é tão presente neste livro.

Na adaptação para a TV as pessoas ficaram um pouco mais velhas e os atores e atrizes escalados para os papeis dos personagens feios e/ou grotescos não causam a repulsa mencionada no livro.

Veredito: fortemente recomendado. Vai prender a sua atenção, mesmo que você já conheça a história pela TV.

Um comentário:

Pau Kuri disse...

Altamente recomendado história. Eu amo ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei historia Game of Thrones, conta uma trama extraordinária. A série também é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.