Os principais componentes utilizados na montagem já foram examinados em outros posts:
O circuito não é muito complicado. seria ainda mais simples se eu ignorasse as especificações e trabalhasse com o display a 5V. Como sou detalhista, coloquei divisores resistivos entre o Arduino e o display e usei um zener de 3.6V para gerar a alimentação do display. A geração dos 5V a partir da bateria de 9V é feita pelo regulador no Arduino.
O Arduino, o sensor de temperatura e os componentes discretos foram montados em uma plaquinha:
Como "gabinete" eu usei uma caixa plástica de fita DAT.
O sensor de temperatura é usado para calcular a velocidade do som, usando uma fórmula apresentada na Wikipedia:
v = 331.3 + 0,606 t
onde v é a velocidade do som (em m/s) e t a temperatura (em graus centígrados) .
Embora tenha funcionado razoavelmente, as limitações do sensor ultrassônico e a minha montagem grosseira limitam a praticidade da trena. O posicionamento do sensor de temperatura não é dos melhores, ao mudar de ambiente ele demora indicar a nova temperatura. Não sei exatamente porque (desconfio da montagem), mas a comunicação entre o Arduino e o display não ficou muito confiável. Para minimizar os problemas, reduzi a velocidade de comunicação.
O programa para o Arduino (não muito elegante) está nos arquivos do blog, em Trena.zip.
10/08/14: Corrigidos os valores dos resistores dos divisores nos sinais do display (estavam trocados).
2 comentários:
Olá! Eu comprei um módulo desse mesmo modelo mas, por algum motivo, não consigo obter leituras maiores que 4 cm. Você teria alguma ideia do que poderia estar acontecendo?
Dê uma olhada em http://dqsoft.blogspot.com.br/2013/04/sensor-ultrassonico-hc-sr04-parte-1.html e http://dqsoft.blogspot.com.br/2013/05/sensor-ultrassonico-hc-sr04-parte-2.html e confira se você está acionando corretamente o sensor. Verifique que não tem nada próximo que possa estar causando um reflexão do sinal e que o seu "alvo" não é pequeno demais.
Postar um comentário