domingo, abril 21, 2013

Resenha: The Gallows Bird (Modesty Blaise vol 9)

Num dia conturbado no trabalho, uma surpresa: a chegada de uma pacote de livros da Amazon, agraciado com um "upgrade" gratuito no meio de envio (um mimo muito efetivo usado por algumas empresas americanas). Entre os livros, o volume 9 da coleção Modesty Blaise da Titan Books. Tentando baixar um pouco o stress, resolvi começar a ler a primeira história. O resultado foi ótimo: ao final da história já estava bem mais calmo.



Neste oitavo volume o time criativo, Peter O'Donnell e Eric Romero, já estava totalmente afinado. Mas as histórias não caiam em uma rotina de repetição de situações e trazem vilões e vilãs marcantes.

Em "The Bluebeard Affair", o destaque são as cruéis filhas do vilão. Para quem, como O'Donnel menciona na introdução, não sabe quem foi Barba-Azul, basta saber que foi um matador em série de esposas.A história altera trechos de crueldade com alívios cômicos (que se juntam no caso das filhas).

Romero mostrando que também sabe desenhar mulheres feias

The Gallows Bird traz uma vilã com uma atração doentia pela forca. Um extra do livro são versões originais de algumas tiras censuradas na publicação.

A censura deixou Willie pedindo silêncio para o vazio

The Wicked Gnomes foi criada por O`Donnel a partir de dois desejos: a volta de Maude Tiller (que conhecemos no volume anterior) e ver Modesty vestida de Rainha das Fadas. É incrível o roteiro que ele criou a partir destas duas ideias e fabulosos os dois vilões, um magro e o outro gordo, chamados de Stanley e Herbert.

O que as crianças vão achar da Modesty vestida de fada?

Fechando o volume, The Iron God, uma história um pouco mais curta. Mas o que poderia ser uma história bobinha apresenta várias surpresas. Fico imaginando como deve ter sido para quem acompanhou a tira dia a dia, ao ser surpreendido pelos desenvolvimentos inesperados. Um ponto curioso, é que uma nativa aparece de "topless" em várias tiras, parece que a censura se aplica apenas aos personagens principais!

Um começo despretensioso - um pouso forçado

Apesar dos avisos de que "as tiras foram reproduzidas das melhores fontes disponíveis", apenas umas poucas imagens estão escuras ou falhadas demais. Desta forma dá para curtir a qualidade dos desenhos de Romero, que mostra maestria tanto ao desenhar mulheres bonitas como em figuras caricatas ou cenários exóticos.

Veredito

Imperdível.

Nenhum comentário: