sábado, março 30, 2013

Jogo do Mês: Moonbase Commander

Ganhador do prêmio "Best of 2002: The Game No One Played", Moonbase Commander é um daqueles jogos simples mas feitos com muito capricho.



Moonbase Commander é um jogo de estratégia, jogado em rodadas. Pode ser jogado sozinho (contra o computador, em missões simples ou campanhas) ou com múltiplos jogadores. No início do jogo cada jogador possui um hub, a partir do qual ele pode atirar armas ou outras construções (inclusive novos hubs). Cada construção tem uma finalidade, por exemplo para defesa de ataques.


Os prédios são interligados por cordões, que não podem cruzar. Para atirar, você seleciona o que será atirado, o ângulo e através do mouse tenta controlar a força. As construções precisam "aterrissar" em terreno plano, caso contrário explodem. O nível terreno afeta os arremessos, existe também a opção deles serem afetados pelo vento.



Cada item tem um certo custo de criação, em energia. Inicialmente você recebe 7 pontos de energia por rodada, porém um tipo de prédio permite captar energia. Embora dê para captar  de qualquer tipo de terreno, "piscinas" de energia fornecem mais pontos e são um ponto constante de disputa entre os jogadores.

Os prédios aceitam um certo nível de estrago, após o qual eles são destruídos. Quando um hub é destruído, tudo que foi criado por ele também é. Desta forma, a destruição do hub original destrói todas as construções do jogador, derrotando-o.


A quantidade de itens não é muito grande:


Apesar da simplicidade das regras, não é fácil encontrar uma estratégia vencedora. Um guia de estratégia pode ser visto aqui. O jogo pode ser comprado no gog.com.

Veredito

Recomendado.


Nenhum comentário: