domingo, junho 03, 2012

Crítica: The Curse

The Curse é uma coletânea das histórias da Legião que se seguem à The Great Darkness Saga até The Curse, que é o verdadeiro epílogo da saga.


"Deluxe Edition" é o tipo de adjetivo que muitas vezes é abusado. Neste caso, trata-se realmente de uma edição luxuosa, a começar pelo tamanho. Com 544 páginas tamanho 18,5 x 28 cm, capa dura e uma sobre-capa, The Curse se destaca facilmente na estante ao lado de outras coletâneas de tamanho mais normal. A qualidade do papel é ótima e a impressão impecável.

As histórias estão entre as melhores da Legião, com Paul Levitz e Keith Giffen em um auge criativo.

Logo de cara temos "Spotlight on Cosmic Boy", uma história intensa que revê a história de Cosmic Boy e da fundação da Legião e mostra os seus poderes de uma forma bem mais intensa e assustadora (o que não impede alguns instantes de alívio cômico).

Em "The Edge of Nowhere" e "Not a Ghost of a Chance" o vilão é apenas uma desculpa para a interação entre os personagens, particularmente os membros mais recentes. Além disso, temos mais avanços em duas importantes subtramas envolvendo Shrinking Violet e Chameleon Boy.

Uma preocupação dos fãs mais obsessivos da Legião foram algumas histórias da "Legião Adulta", que potencialmente determinavam o futuro de alguns legionários. A edição especial de aniversário (o número 300 da revista) trata de dissipar estas preocupações na história "The Future is Forever".

Em "Different Paths, Different Dooms" a subtrama de Chameleon Boy é finalmente concluída, com ele recuperando seus poderes e se entendendo com o pai. "Family Matters" encerra uma outra subtrama, desta vez envolvendo Light Lass.

"Those Esmerald Eyes are Shining" trás de volta a sempre perigosa Esmerald Empress. Um roteiro talvez sem grandes surpresas mas executado com muita perfeição.

"Whatever Gods There Be" é a história do número anual.#2 e que trás o casamento de dois ex-legionários. Não é uma história das mais inspiradas, mas é um grande marco para Karate Kid e Princess Projecta, dois heróis com poderes a primeira vista muito abaixo dos outros membros mas que tiveram grande destaque em fases anteriores da Legião.

"Siege Perilous" é mais uma destas história menores que completam o universo da Legião, abordando a academia da Legião onde potenciais membros são treinados.

"Violet's Story" completa outra subtrama, surpreendente e com consequências futuras.

"Born Under a Lucky Star" é um número dedicado a Star Boy, com a eleição anual como pano de fundo. Star Boy tem uma história bastante rica, a começar com uma mudança radical de poderes que é adequadamente explicada.

"The Prophet Shall Speak", ".. And the Sky Itself Shall Burn", "As the Sky Burns" e "Omen" é uma tentativa de uma nova saga, mas o resultado não é dos melhores. História com roteiro confuso e final inconclusivo.

"Guess What's Coming to Dinner?", "Monarchs of All They Survey", "Destruction By Design" e "A Shared Destiny",  "Good Cop, Bad Cop", são histórias secundárias que amarram algumas pontas soltas."Death Threat" segue uma linha parecida, mas se destaca por alguns momentos de humor.

Fechando a coletênea, "The Curse" do anual #3. Uma história com um final (talvez) inesperado, que fecha "The Great Darkness Saga" com  a realização da maldição de Darkseid.

Veredito: Recomendado (imperdível para os fãs da Legião).

Nenhum comentário: