terça-feira, abril 17, 2012

Links Comentados #16: As Edições do Windows 8 e os Fontes do Prince of Persia

Os links de hoje vem do OSNews: a Microsoft anunciou as edições do Windows 8 (com boas surpresas) e Jordan Mechner divulgou os fontes da versão original do Prince of Persia.

Edições do Windows 8

A Microsoft parece estar em um momento Zen. Não apenas confirmou que o nome da próxima versão do Windows e Windows 8, como anunciou que serão apenas quatro edições:
  • Windows 8: versão base para processador x86, corresponde aproximadamente ao Windows 7 Home Premium. É o que deve vir nos micros mais baratos e pelo visto não vai ter as limitações irritantes do Windows 7 Starter e Home Basic.
  • Windows 8 Pro: acrescenta conexão a domínios e suporte a encriptação e virtualização. É uma espécie de mistura do Windows 7 Home Premium com o Windows 7 Professional. Parece apropriado para o usuário mais avançado e a pequena empresa.
  • Windows 8 Enterprise: destinados aos grandes clientes com contrato Software Assurance, acrescenta ao Pro recursos de gerenciamento central e mobilidade.
  • Windows 8 RT: é a versão para processadores ARM, deve vir pré-instalada nestes computadores.
Portanto veremos "na caixinha" apenas duas edições. Todas as edições para x86 incluem suporte a 32 e 64 bits e troca da linguagem "on-the-fly".

Artigo no OSNews.

Abertos os Fontes do Prince of Persia

Na edição passada dos links comentados eu mencionei que os fontes da versão original do Prince of Persia tinham sido encontrados. Recuperá-los de disquetes antigos semi-apagados foi bem complicado, mas uma vez recuperados Jordan Mechner os abriu ao público.

Já baixei e pretendo dar uma olhada (se bem que faz décadas que eu arrisquei algumas linhas de assembler no Apple II). É o complemento perfeito para a leitura do Making Of (que eu acabei ontem).

Artigo no OSNews



Nenhum comentário: