quinta-feira, outubro 06, 2011

Ruminações sobre o Tablet da Amazon

No começo de setembro eu publiquei aqui um relato da Techcrunch sobre o (então) futuro lançamento do tablet da Amazon. Agora que o gato está fora do saco, é hora de rever o que foi dito.

O preço é ainda mais baixo do que o esperado: US$199. Possivelmente está sendo vendido com prejuízo; a expectativa é que o lucro da Amazon venha da venda de conteúdo (livros, filmes, aplicações, etc). Isto certamente irá colocar ainda mais pressão nas empresas que estão tentando praticar a mesma faixa de preço do iPad. O hardware é basicamente o que estava previsto, com tela colorida de 7" multi-touch e somente WiFi. Um ponto baixo é que tem somente 8G de flash (o que a Amazon estima ser suficiente para dez filmes) e não possui entrada para SD; a aposta é claramente no streaming e no armazenamento "na nuvem". O software é uma versão customizada do Android, que usa a loja de aplicativos da própria Amazon,


A Amazon está apontando como revolucionário o browser acelerado através de pré-renderização "na nuvem". Aparentemente todos já esquecera, do Blazer, usados no Palms da virada do século. Naquela ocasião isto era feito devido à falta de capacidade dos PDAs para rodar um browser de verdade.

Uma boa notícia é que a linha baseada em eInk não foi abandonada. Pelo contrário, foram lançado dois novos modelos, ambos sem o teclado (para o qual eu nunca vi muita utilidade). O modelo mais simples (sem teclado, só WiFi (custa apenas $109 (ou $79 nos EUA na versão com anúncios no screensaver). A novidade mais interessante é um modelo com tela touch ($99 com anúncios a $189 com 3G e sem anúncios); o modelo WiFi já foi para a minha wish-list.

O modelo mais simples já está em estoque; o Touch e o Fire estarão disponíveis na segunda metade de Novembro.

Por último, uma estoca da Amazon em um certo concorrente. O anúncio (que, no momento em que escrevo, está na tela inicial da Amazon) começa dizendo: "Existem dois tipos de companhias: aquelas que trabalham duro para cobrar mais dos clientes e as que trabalham duro para cobrar menos dos clientes. As duas opções funcionam. Nós estamos no segundo grupo."

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