quarta-feira, setembro 07, 2011

O Tablet da Amazon

Os boatos estão cada vez mais fortes e tudo indica que o tablet da Amazon sairá a tempo para as compras de Natal (nos EUA, é claro). Apareceu agora um relato de alguém que teve um aparelho em mãos: http://techcrunch.com/2011/09/02/amazon-kindle-tablet/.

Como com todo relato do gênero, muita cautela é necessária. O produto final pode ser muito diferente do que é descrito. Mesmo assim, vou me arriscar a comentar sobre as características descritas.

Preço: US$250

Me parece um grande acerto. Já sabemos que a Apple vende toneladas de iPad a US$500, que outras marcas estão com dificuldades em vender por valores iguais ou acima e que as pessoas compram tablets descontinuados (e com OS de futuro incerto) por US$100. Um preço entre estes dois extremos pode emplacar.

A Amazon tem uma vantagem na hora de definir o preço: pode se arriscar a subsidiar para recuperar na venda de conteúdo, algo que a maioria dos fabricantes não pode fazer.

Tela: 7" LCD Colorido

Considerando que um dos usos propostos é ver vídeos, me parece inevitável (no nível tecnológico atual) usar LCD. O tamanho de 7" é uma aposta que considero interessante, mas que ainda precisa ser validada pelo mercado.

O que me preocupa é o eventual abandono do eInk usado nos Kindle atuais. Embora inadequado para vídeo considero a melhor solução para eBools. Eu estava torcendo para um modelo novo ("Kindle 4") com eInk, mas parece que isto não está nos planos.

Somente WiFi

Uma aposta arriscada, principalmente pela enfase nos serviços "na nuvem" (ver adiante). Na minha experiência pessoal, o Kindle funciona bem sem 3G porque o meu principal (único?) uso é ler livros que estão na sua memória. No meu celular eu acabo usando 3G com frequência para consultar emails e notícias.

Por outro lado, certamente que um tablet não poderia ser oferecido com 3G grátis como o Kindle. Talvez este seja o motivo.

Voltado (Amarrado?) aos Serviços Amazon

Do ponto de vista comercial é uma grande coerência: a Amazon vem investindo em serviços "na nuvem" como armazenamento de músicas e streaming de vídeo. Tenho minhas dúvidas sobre qual a opinião dos possíveis usuários, eu prefiro ter cópia local das coisas.

Me parece besteira não ter possibilidade de conexão de cartão SD. Me parece uma oportunidade barata de se diferenciar dos produtos da Apple. Se for confirmada a ausência de SD e memória interna de apenas 6GB, isto poderá afugentar muitos clientes.

Fork do Android

Talvez seja inevitável, já que a Google se posiciona como concorrente da Amazon tanto em eBooks como em serviços em nuvem. Mas é uma má notícia, pois vai gerar mais trabalho para os desenvolvedores e algumas decepções aos usuários. E um problema a longo prazo para a Amazon, de acompanhar a evolução do ramo principal.

Conclusão

Meu palpite é que um produto com estas características, com as marcas Amazon e Kindle empurrando e um preço convidativo, deve ter boas vendas iniciais. O sucesso a médio prazo, entretanto, vai depender de como as opções da Amazon vão se sair no dia-a-dia dos primeiros usuários.

Artigo encontrado a partir do OSNews.

Nenhum comentário: