terça-feira, agosto 09, 2011

Seminário Linux Embarcado

No sábado passado, dia 6 de agosto, participei do Seminário Linux Embarcado organizado pela Tempo Real Eventos com conteúdo técnico de responsabilidade dos meus amigos do Portal Embarcados. Segue um curto relato.



O evento foi bem concorrido, ocupando duas salas, uma (lotada) com as palestras voltadas para "iniciantes" e outra (pela metade) com as palestras "avançadas". Eu assisti às palestras "avançadas" (exceto a última):
  • Systemd - Repensando a inicialização: o systemd é uma alternativa recente ao processo de iniciação do Linux, que é particularmente crítico quando se fala de Linux embarcado.
  • Otimização de código com profiling: desempenho é outro ponto crítico em sistemas embarcados. Embora a palestra não tenha abordado pontos específicos de Linux embarcado, as técnicas e ferramentas apresentadas são certamente muito úteis (podemos até dizer que essenciais).
  • Migração de Linux de Tempo Real para um Processador Embarcado: esta palestra tratou do port do framework Xenomai para o processador L-138 da Texas Instruments.
  • Linux Device Drivers: sistemas embarcados costumam utilizar dispositivos próprios, que necessitarão de drivers. Esta palestra abordou o básico da construção de drivers do tipo "caracter".
Os planos da Tempo Real são repetir anualmente este seminário. Além disso, devemos ter no final deste semestre os já tradicionais seminários de Programação C & C++ para Sistemas Embarcados e RTOS.

A página oficial do seminário está aqui; algumas fotos aqui.

Nenhum comentário: