domingo, dezembro 26, 2010

Jogo do Mês: Broken Sword - The Director's Cut

Comprei este jogo de aventura no embalo das promoções de final de ano do GOG.com. Embora a versão original seja de 1996, o GOOG.com está vendendo um remake recente (feito em 2009 para o DS e Wii e portado para o PC agora em 2010). Nos comentários no site fala-se que esta versão estaria "simplificada" em relação à original para atrair jogadores mais "casuais". Como não conheço a versão original, avalio aqui apenas a nova versão.


A Interação com o Jogo

Broken Sword é uma aventura point-and-click clássica. Na maior parte do tempo você está controlando George, um turista americano em Paris. Em alguns momentos você controla a Nico. Um dos pontos criticados no site é a indicação dos pontos de interação através de marcas piscantes quando você passa com o mouse na proximidade. Isto evita o famigerado "pixel hunting", mas reduz o prazer da procura. Achei este recurso (que não pode ser desligado) desnecessário mas não irritante. Na parte inferior da tela tem o acesso ao menu (a chave inglesa), ao inventário (maleta), às anotações (livro) e às dicas (a interrogação). As anotações são bastante úteis em um determinado ponto no final do jogo, quando você precisa lembrar de vários números. Eu usei muito pouco as dicas.


O jogo é em inglês. As vozes são excelentes (exceto por alguns poucos pontos onde percebe-se um eco na gravação). Em particular achei divertido os sotaques do casal de turistas americanos que George conhece na Síria. Durante o jogo você tem a opção de legendas (somente em inglês), porém algumas "cut-scenes" não tem legendas.

O Enredo

O enredo é interessante, mas não me pareceu brilhante. É confuso em alguns pontos, particularmente no final (onde as coisas se passam muito rápidas).

A Arte

Este é certamente um dos pontos altos do jogo, embora a qualidade tenha algumas pequenas variações. Nos comentários no GOG.com falam que as animações eram melhores na versão original; se isto for verdade deveria sem excelentes pois as animações no "Director's Cut" são ótimas.


Os Problemas

De uma forma geral os problemas apresentados são simples; praticamente não precisei olhar dicas (quem precisar, fica a minha tradicional sugestão de usar o UHS). Na maior parte do tempo você fica limitado a um local até resolver um problema (e pegar os itens necessários para os problemas seguintes).

Minha impressão é que não tem como você morrer no jogo. Nas poucas vezes em que explorei todas as opções disponíveis o resultado final foi o mesmo.

Grande parte do jogo consiste em interagir com os outros personagens. Nesta hora você tem algumas opções específicas e mais os objetos no inventário. À medida em que as opções se esgotam elas vão ficando inacessíveis. Você, pode portanto, ir experimentado-as sequencialmente até esbarrar na solução. É claro que é mais gratificando pensar um pouco e escolher direto a opção correta. Por outro lado, várias opções "erradas" geram respostas divertidas. Não se esqueça que uma conversa com um personagem, ou o exame de um local, pode abrir novas opções de conversa com os outros personagens. Outro ponto importante é que às vezes a imagem continua além das bordas da tela e não existe indicação visual disto; é preciso de deslocar para as beiradas para ver se ocorre o deslocamento da imagem.

Em alguns momentos (particularmente no início) existem alguns quebra-cabeças a serem resolvidos, como o da figura abaixo. Embora estes problemas não sejam do tipo clássico em aventuras, achei bastante divertidos.


Veredito

"Broken Sword - The Director's Cut" é uma aventura bastante divertida. O fato de não ser muito complexa pode ser uma vantagem para quem é novato no gênero. Gráficos e sons são muito bons. O único ponto que me incomodou foi foi a ação na parte final ser muito automática, com pouca interação com o jogador.

Recomendado, particularmente para quem tem pouca ou nenhuma experiência com aventuras e deseja conhecer o gênero.

2 comentários:

Joni disse...

Olá, Daniel! Há algum tempo, acompanho com entusiasmo o seu blog, que para mim sempre traz posts bastante interessantes sobre assuntos sobre os quais sei muito pouco, mas que me atraem. No entanto, esta é a primeira vez em que entro em contato. Achei muito interessante este post, sobre jogos do tipo point-and-click. Por isso, passo para comentar sobre um jogo que recém adquiri e que me pareceu ser bem legal. Trata-se do "Art of Murder: FBI Confidencial" (http://www.gamevicio.com.br/i/perfil/2/2879-1-art-of-murder-fbi-confidential-para-pc/) lançado em português pela revista CD Games (#38) por R$ 14,90. Estou começando a jogar, mas creio que vale a pena o investimento. Fica a dica.
Um abraço,
Joni

Daniel Quadros disse...

Joni,

Fico feliz que você esteja gostando do conteúdo do blog. Gostei da dica, mas não vou aproveitá-la agora. Eu me entusiasmei demais com o GOG e estou com um quantidade grande de jogos esperando eu achar um tempo para jogá-los.

[],
Daniel