sábado, agosto 14, 2010

Som Aposentado: Tape Deck Sony TC-FX5BS

Em 1982 eu era um engenheiro recém formado. Fitas cassetes já eram corriqueiras há anos e praticamente todo carro tinha um toca-fitas. O meu belo TC-118SD tinha um problema com o chaveamento entre gravação e reprodução, que fazia com que às vezes ele ativasse a cabeça de reprodução ao acionar a gravação, criando uma realimentação que gerava apenas um ruído ensurdecedor e cravava as agulhas dos VUs para no batente. Além disso, ele estava claramente ultrapassado. Foi aí que comprei o TC-FX5BS.



O TC-FX5BS tem algumas vantagens sobre o TC-118SD, além de melhorias de circuito e cabeças:
  • Teclas de "acionamento suave": ao invés de estarem mecanicamente ligadas ao mecanismo do aparelho, as teclas estão ligadas a um microcontrolador que aciona o mecanismo através de solenoides.
  • Suporte a fitas de "metal" (tipo IV): acho que nunca usei isto devido ao custo excessivo destas fitas.
  • Medidores LED com indicação de picos: além de "mais modernos" que os VUs, estes medidores tem resposta quase instantânea; a indicação de picos permite ajustar o volume para que picos muito rápidos não saturem a fita. Com isto passei a usar um nível ainda mais baixo nas gravações.
  • Gravação ou reprodução automática a ligar: a ideia era usar isto junto com um timer externo. Para mim foi um recurso inútil.
Abaixo a página do manual que explica a operação (clique para ampliar):

Este outro trecho do manual explica como proteger a fita contra gravação e alguns cuidados (que eram constantemente desrespeitados):

O aparelho custou CR$96.217,00, generosamente financiado em 10 parcelas de CR$13.528,00 (lembrar que a inflação anual em 1982 foi de 100%). O valor à vista correspondia a um pouco menos que seis salários mínimos.

3 comentários:

Unknown disse...

Bem, acho que não sou o único. Eu tinha um desck Sony ferrite nessa época e apresentava esse mesmo defeito de retorno. Eu resolvia, passando spray limpa contato no flayback dele. Por um bom tempo nao dava problema. Tambem comprei, depois dele um deck TC-FX5BS e o tenho até hoje. Pena que recentemente ele quebrou (o conjunto de cabeçotes e roletes não acionam qdo o play é acionado). Não sei onde poderia mandar conserta-lo, mas enfim, ele merece aposentar.... Abraço.

Alberto Murteira disse...

Boa noite. Talvez eu esteja enviando esta mensagem tarde demais, porém se não possa estar em tempo de lhe ajudar, Marcos. Li que você tem um tape deck Sony TC-FX5BS com defeito. Caso ainda tenha consigo o aparelho recomendo que entre em contato com Paulo Geovane (geovanept@hotmail.com), técnico especializado e apaixonado por tape-decks, que mora em Passatempo/MG. Ele é um homem honesto, habilidoso e muito simpático, que poderá que lhe ajudar. Espero que o seu aparelho tenha conserto, pois é um dos últimos bons tape-decks fabricados pela Sony aqui no Brasil.
Att,

Alberto Murteira
Macaé/RJ

Fabiano Devide disse...

Alguém conhece quem conserta o deck desses aparelhos. Tenho umas o deck mastiga a fita ou sequer roda. Obg. Fabiano 994143873