sexta-feira, junho 25, 2010

Placa Protótipo PIC - Montagem

Este projeto certamente mereceria uma placa de circuito impresso de verdade, mas fazer placas em casa é algo que ainda está na fase de planejamento.



O jeito aqui foi usar uma placa padrão, fazendo as interconexões com fio de wire-wrap soldado. Como as fotos vão mostrar, habilidade manual não é o meu forte e minhas soldas são, no máximo, aceitáveis. Apesar disto, a placa funciona de forma confiável.


Uma primeira restrição da placa padrão é que os furos seguem um grid de 0,1 polegada (distância padrão entre os pinos de um integrado em encapsulamento PIC). Os conectores para circuito impresso do tipo RJ12 (para o programador) e DE-9 (para a serial) possuem duas fileiras de pinos defasadas de 0,05 polegadas em uma das direções. No primeiro caso fiz uma "adaptação técnica" (gambiarra), dobrando os pinos e soldando fios neles. É preciso também fazer furos para os pinos plásticos de fixação; eu acabei fazendo estes furos no lugar errado e precisei alargá-los.


Já o conector serial não foi soldado diretamente na placa. Um conector "espeto" foi colocado na placa e o conector DE-9 fica em um "rabicho". Notar usei na placa um conector de 4 pinos, com um deles retirado; isto permite dificultar a montagem incorreta, "polarizando" o conector. O conector DE-9 usado é fêmea e está montado de forma a permitir a ligação direta ao conector macho de um PC.


Os dois integrados principais, o PIC e o MAX232, não são soldados diretamente na placa, usei soquetes. O motivo é a complexidade que seria retirar e recolocar os circuitos (em caso de dano)se estivessem soldados diretamente.

A chave liga e desliga está fixada mecanicamente através de um fita dupla face e dos fios rígidos soldados no terminais. Não ficou perfeito, é preciso cuidado para não deslocá-la quando a alavanca é movimentada.

O rabicho da bateria foi soldado diretamente na placa. Ele tem uma capacidade incrível de enroscar em outras coisas durante a manipulação da placa.

Como o consumo do circuito é baixo não coloquei um dissipador no regulador. Também não aterrei a carcaça do cristal, como costuma ser recomendado.

Por último tem o "conector de expansão". Acabaram faltando dois pinos (para ligar RA2 e 5V). Por outro lado, não esqueci de "polarizá-lo".



Na última parte vou falar no teste da placa.

Nenhum comentário: