domingo, janeiro 17, 2010

Os Álbuns dos Beatles: Past Masters


Past Masters (Volume I e II) não são álbuns no sentido que usei até agora. A capacidade de criação dos Beatles era tão grande que desde o começo eles se deram ao luxo de lançar algumas músicas somente como compacto, não as aproveitando nos álbuns. Os Past Masters reúnem estas músicas; com eles e os álbuns comentados anteriormente obtêm-se todas as músicas publicadas enquanto eles estavam juntos.

Parte deste material foi publicado da primeira vez em LP com o nome de Rarities, o que foi nome curioso já que algumas músicas eram realmente pouco conhecidas mas tinham sido lançadas como lado B de compactos recordistas de vendas.

Vamos às músicas:

Love Me Do
Lado A, 1962, composição principalmente de Paul. Esta versão difere da presente no álbum "Please, Please Me" por ter Ringo na bateria. George Martin preferia a versão com um baterista de estúdio, mas a versão com Ringo acabou acidentalmente saindo nas primeiras edições do compacto.

From Me to You
Lado A, 1963, composição conjunta de Paul e John. Primeira música dos Beatles a atingir o topo de uma parada. Introduziu o "ooh" que seria uma marca registrada nos primeiros anos.

http://www.youtube.com/watch?v=31Jwfv8WQMA

Thank You Girl
Lado B de "From Me To You", composta conjuntamente por Paul e John para agradecer às fãs.


She Loves You
Lado A, 1963. Também composição conjunta de Paul e John, marcou o início da Beatlemania e originou a descrição do som no Brasil como "iê-iê-iê". Recordista na Inglaterra.

I'll Get You
Lado B de "She Loves You" composta principalmente por John. Ao contrário das músicas anteriores, o destaque está no baixo e na harmônica ao invés das guitarras.

I Want to Hold Your Hand
Lado A, 1963. Outro batedor de recordes, desta vez nos EUA (Brian Epstain pediu para eles "uma música para o mercado americano"). Composta em conjunto por Paul e John.

This Boy
Lado B de "I Want to Hold Your Hand", é uma composição de John que se destaca pela intrincada harmonia vocal.

Komm, Gib Mir Deine Hand
Sie Liebt Dich
Regravação dos vocais de "I Wanna Hold Your Hand" e "She Loves You" em alemão, por insistência da gravadora.

Long Tall Sally
Lançado em 1964 no formato EP, mostra Paul "dando o troco" em John por "Twist and Shout". Cover, performance vocal arrasadora e gravação em um take.

I Call Your Name
Também do EP "Long Tall Sally", composta por John antes da formação dos Beatles e inicialmente dada a outro grupo.

Slow Down
Também do EP "Long Tall Sally", cover muito inspirado.

Matchbox
A quarta música do do EP "Long Tall Sally", cover de Carl Perkins com Ringo nos vocais.

I Feel Fine
Lado A, 1964. Composta por John, abre com a famosa nota de baixo (não presente no vídeo abaixo) que se transforma no início do riff.

http://www.youtube.com/watch?v=a3j6S8N8bTE

She's a Woman
Lado B de "I Fell Fine", foi composta por Paul tentando imitar o estilo de Little Richard.

Bad Boy
Mais um cover de Larry Williams, originalmente lançado em um dos albuns americanos (que inicialmente não seguiam os ingleses). Bom vocal de John.

Yes It Is
Lado B do compacto "Ticket to Ride" de 1965. Composição de John, tem como destaque o uso do pedal de volume por George.

I'm Down
Lado B do Compacto "Help!" de 1965. Composta por Paul especificamente para substituir "Long Tall Sally" nos shows.

Day Tripper
Lançada em 1965, num duplo lado A. Composta principalmente por John, com ajuda de Paul na letra. Ao contrário do costume, quem assume os vocais (Paul) não é o autor da música.

We Can Work It Out
O outro lado do compacto com "Day Tripper". Composta em conjunto por Paul e John, com o contraste do otimismo ("We can work it out") com o sombio ("Life is very short").

Paperback Writer
Lado A, 1966. Composição de Paul, apresenta pela primeira vez um som mais alto para o baixo. Para isto Paul trocou o seu baixo por um outro modelo e um alto-falante foi usado como microfone. Um novo processo de gravação do molde do LP permitiu gravar a música toda em um volume mais alto.

Rain
Lado B de "Paperback Writer". Composta por John, anuncia o que viria com o álbum Revolver com o som intenso e vocais invertidos. Rain marca também o início dos filmes promocionais, um ancestral dos vídeos que um dia criariam até um canal de TV.

http://www.youtube.com/watch?v=bdrGS__yg6Q

Lady Madonna
Lado A, 1968. Composta por Paul, com ajuda de John. Paul criou a música ao tentar imitar Fats Domino.

The Inner Light
Lado B de "Lady Madona". Linda composição de George Harrison.

Hey Jude
Lado A, 1968. Escrita por Paul para confortar Julian Lenon durante o divorcio de John e Cynthia. Com uma duração maior que a dos hits tradicionais, foi o primeiro compacto lançado pelo selo Apple. Presença certa nos shows de Paul.

Revolution
Lado B de "Hey Jude". Composta por John, esta é a segunda versão de Revolution. A primeira saiu no Álbum Branco com o nome "Revolution 1", mas foi considerada pelos demais Beatles muito lenta para um compacto. O resultado foi uma versão mais acelerada e gritada, com guitarras fortemente distorcidas.

Get Back
Lado A, 1969. Música de Paul, numa mixagem diferente da que sairia um ano depois no álbum "Let It Be". Entretanto, as duas versões partem do mesmo take.

Don't Let Me Down
Lado B de "Get Back". Composição de John, que a considerou um apelo sincero a Yoko.

The Ballad of John and Yoko
Lado A, 1969. Um raro momento de harmonia entre Paul e John durante tempos conturbados. John teve a ideia da música, George e Ringo não estavam disponíveis mas ele e Paul foram para o estúdio e gravaram sozinhos (com Paul assumindo a bateria).

A letra descreve o atribulado casamento de John e Yoko. A música foi proibida em várias rádios americanas (pelas referências a Cristo e crucificação) e na Espanha (por falar que Gibraltar ficava perto da Espanha, quando a Espanha revindicava a posse dela).

Old Brown Shoe
Lado B de "The Ballad of John and Yoko". Música bastante acelerada de George. O som do baixo é formado por Paul tocando baixo sobreposto por George tocando as mesmas notas na guitarra.

Across the Universe
Lançado em um álbum para caridade. Composição de John. A versão no álbum "Let It Be" vem de outro take e acrescenta orquestra e coro para obter o som característico de Phil Spector.

Let It Be
Lado A, 1970. Usa a mesma base que a versão no álbum, mas com um solo diferente de George.

You Know My Name (Look Up the Number)
Lado B de "Let It Be". Talvez a música mais estranha gravada pelos Beatles, chegou a ser considerada para liberação como lado A. Composição de John e Paul, teve a gravação iniciada em 1967 e concluída em 1969.

Nenhum comentário: