domingo, dezembro 13, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Yellow Submarine

Yellow Submarine não foi considerado propriamente um álbum de estúdio pelos próprios Beatles e devo admitir que tenho o LP não me dei ao trabalho de comprar o CD.

O projeto do filme de mesmo nome teve muito pouco envolvimento dos Beatles. O álbum contém somente quatro músicas inéditas dos Beatles, mais duas músicas já publicadas anteriormente (a faixa título que apareceu em Revolver e "All You Need Is Love" que foi um single na Inglaterra e fez parte na versão americana do álbum Magical Mystery Tour). O segundo lado do LP continha a trilha orquestral do filme, composta por George Martin.

Mesma as músicas inéditas são re-aproveitamento de faixas compostas originalmente para os álbuns anteriores.

Vamos às músicas inéditas:

Only a Northern Song

Composta por George durante as sessões para Sargent Pepper's, possui um arranjo complexo que foi gravado em dois gravadores de 4 pistas. Devido às dificuldades em sincronizar os dois gravadores, foi mixada em mono (o LP estéreo possuiu uma versão simulando estéreo, gerada a partir da mixagem mono). Por trás desta música, uma insatisfação de George com a companhia Northern Songs que detinha os direitos das suas músicas. George tinha apenas 0,8% de participação, Paul e John 15% cada.

All Together Now

Uma canção simples de Paul, gravada rapidamente durante as sessões de Magical Mystery Tour e sem a presença de George Martin.

Hey Bulldog

Foi composta por John Lennon durante a filmagem do vídeo para promoção de "Lady Madonna". É umas poucas músicas dos Beatles construídas em torno de um riff de piano.

It's All Too Much

Mais um composição de George, gravada logo após a publicação de Sargent Pepper's. É um número psicodélico e bem mais longo que a maioria das músicas dos Beatles.

Nenhum comentário: