domingo, fevereiro 15, 2009

De Repente 50

Pois é, estou fazendo 50 anos...

Para quem achar que sou "velho", só me resta desejar que passe pelo mesmo, e com boa saúde!

E já aviso que chega rápido. Somente quanto a gente é pequeno é que o tempo parece passar devagar e estamos sempre preocupados com a idade atual e querendo ser mais velho. A partir do momento que você faz 18 deixa de ter uma idade alvo, a faculdade, a futura profissão e os amigos começam a ocupar o tempo todo. No meu caso, vei o emprego, o casamento, os filhos... nem deu tempo para reparar quando os 30 passaram. Os 40 eu reparei de leve, sem traumas. E, num piscar de olhos, estou nos 50.

Muita coisa mudou no mundo nestes 50 anos? Sim, mas a maior parte é evolução, não revolução. Olhando somente para eletrônica e computação, os princípios já estavam lá quando nasci. A primeira patente de um transistor, que abriu o caminho para a miniaturização e a portabilidade, foi em 1925. A primeira demonstração de um transistor foi no final de 47. Calculadoras mecânicas já existiam na antiguidade. Babbage, em 1807, idealizou uma primeira calculadora programável. Grande parte das tecnologias para construção dos primeiros computadores eletrônicos já existiam no final do século 19. Olhando para cima, os primeiros satélites artificiais já tinham sido lançados. A ideia de satélites geoestacionários para comunicação já havia sido publicada em 1928 e divulgada com mais repercussão em 45 por Arthur C. Clark. Uma coisa que muita gente não percebe é a evolução de materiais, que afetou embalagens, roupas e objetos em geral tanto em aparência como funcionalidade.

A medicina avançou bastante. Embora a universalização destes avanços seja lenta, a expectativa de vida tem aumentado continua e significativamente.

As mudanças de comportamento e espírito foram grandes nestes anos. Nos anos 50 prevalecia o otimismo de pós guerra por um mundo melhor guiado pela ciência. Isto foi sendo substituído pelo medo e desconfiança com a guerra fria e o perigo da guerra nuclear. Mais adiante surgiu a preocupação ecológica. Vimemos hoje uma mistura de tudo isto.

Estou curioso sobre o que os próximos 50 anos me trarão.

6 comentários:

Roberto disse...

Parabéns!
Espero que os posts continuem pelos próximos 50 anos :-)

Anônimo disse...

É isso aí!
Parabéns e continue por mais 50 anos com seus posts,que por sinal, são muito bons!

Grande abraço

Att.
Breno.

Anônimo disse...

Parabéns, tudo de bom..!
É isso ai mesmo que os colegas acima falaram, esperamos os posts com as novidades dos próximos 50 anos.
Abração!

Anônimo disse...

Parabéns!
E velho pra mim é só quem fica pra traz no tempo.

wmoecke disse...

Parabéns, Daniel!

Eu começo a me identificar com o seu texto, pois tbm fiz anos segunda-feira passada... Ainda estou abaixo da casa dos 40, mas percebo como os anos vão se aproximando cada vez mais rápido.

A gente tem q aproveitar o tempo o melhor possível...

Malu disse...

olá... acabei de fazer um blog... rsrsrs com o tema de repente 50 ...
daí achei o seu... legal suas palavras... to começando nisso hoje, ainda não sei muito bem como usar... mas somos cinquentoes atuais, certo??? aprendo rapido rapido!!!
parabens pela iniciativa, afinal foi a mesma que eu tive...
e que venham os proximos 50...............