quarta-feira, julho 16, 2008

O Correio nos Dias de Hoje

Lendo o noticiário sobre a greve dos correios, me vieram algumas divagações sobre a importância (ou não) do correio no 'mundo atual'.

Certamente que o correio (e antes dele o telégrafo) já foi um item essencial para a comunicação entre as pessoas. Entretanto, o telégrafo já está à beira da extinção, será que o correio segue os mesmos passos?

E-mail, IM, SMS, são maneiras mais rápidas e mais baratas de enviar mensagens entre pessoas, inclusive (as duas primeiras) acompanhadas de imagens e sons. O telefone é muita vezes mais eficiente. São tecnologias ao alcance de quase todos.

Um fato que alguns ignoram é que a ECT tem monopolio para o transporte e entrega de carta e cartão postal (veja aqui a Lei 6.538). O correio dos EUA também tem um monopolio, que curiosamente impede que qualquer outro coloque correspondecia nas caixas de correio das pessoas e empresas.

Este monopolio tem sido aplicado no Brasil também para a entrega de contas, inclusive nos casos em que um leiturista imprime a conta no momento da leitura. Por outro lado, existe uma imensa pressão para o uso de débito em conta; segundas vias e comprovantes de pagamento podem ser impressos diretamente nos sites. Não faltará, é claro, o argumento dos ambientalistas a favor das soluções "paper-free".

Um outro uso para o correio é o envio de propaganda, mas é claro que existe a concorrência desleal do spam. Catálogos impressos é algo raro, tendo sido substituídos por sites atualizados frequentemente.

Dentro da 'e-realidade', o correio entra com os serviços de entrega expressa, para entregar os bens físicos adquiridos on-line. Porém, este é um segmento onde a ECT não possui monopólio e onde a concorrência é alta. Não deixa de ser irônico que a primeira providência da ECT após a greve foi suspender os serviços Sedex.

Ainda estamos longe de ver o fim da carta, mas não há dúvida que o declínio só deve se acentuar para a frente.

BONUS: música grátis! A cantora country/pop Laura Cantrell disponibiliza no seu site a música 'Letters', os mais versados em inglês perceberão com as cartas já foram algo muito importante. Esta é uma versão acústica, uma versão eletrificada pode ser ouvida em streaming a partir daqui (escolha a faixa 5).

Nenhum comentário: