domingo, agosto 22, 2010

Som Aposentado: Toca Discos Gradiente D35

O toca discos foi o último componente que eu comprei para o meu primeiro sistema de som. Um toca discos bom era caro, e antes mesmo de acabarmos de montar a nossa casa já tínhamos uma filha a caminho, o que reduzia a verba disponível.


O Gradiente D35 não era um topo de linha, mas tem uma das grandes inovações da época: controle da velocidade por "quartz" (hoje diríamos "por cristal"), o que é obtido ligando o motor diretamente ao prato ("direct drive"). Não sei bem qual a utilidade para que gosta de alta fidelidade, mas ele tem também um ajuste manual de velocidade (pitch). A velocidade pode ser escolhida entre 33 e 45 rpm, nada de tocar as velhas bolachas de 78 rpm.


Os bons toca discos tinham alguns ajustes importantes. Um deles era a pressão da agulha, regulada movendo o contrapeso do braço. Um segundo ajuste (feito no disco preto da foto abaixo) era a compensação da força lateral introduzida pela pressão.


A parte mais importante de um toca discos é a capsula (pickup), que converte os movimentos gerados pelo sulco no disco em minúsculas correntes elétricas. Uma das "jóias" do meu pai era uma capsula Shure que ele trouxe de uma viagem aos EUA. A capsula do D35 não é de uma marca tão famosa, mas é bem razoável.


Um acessório importante para um toca discos era um pincel suave, para tirar a poeira que acumulava na agulha.

O D35 custou, em agosto de 1985, CR$ 1.431.785 (é, nesta época eu era milionário!). isto correspondia a pouco mais de 4 salários mínimos. Nos dias de hoje ainda se acha alguns à venda.

14 comentários:

A Ciência Explica disse...

Olá! Estou hiper triste, só tenho doze anos. Tenho um toca-discos deste mesmo modelo. Comprei-o há uns 3 anos por trinta reais, numa lojinha velha. Claro que, por este preço, não era de se esperar uma maravilha. Ele já veio todo estragado. Funciona bem, mas, não tem tampa de acrílico, está todo sujo, algumas partes possuem respingo de tinta verde, e, em certos lugares, parece que ela não tem tinta. Em outros lugares, a tinta está manchada. O cabeçote de leitura não é mais o original. Então, está uma bagunça total. Só serve pra passar o disco. Eu queria saber, o que o senhor me aconselharia: Se eu devo vendê-lo e comprar um em bom estado (só que eu já me apeguei, entende?), ou tentar fazer uma reforma nele: Retirar logo toda a tinta com algum removedor, e, ver se encontro uma tampa nova de acrílico. Abraços!

Daniel Quadros disse...

Se ele está funcionando, eu acho que vale a pena tentar uma reforma. Não sei bem qual o removedor mais apropriado, o ideal é ver com alguém que entenda de tintas. Já a tampa de acrílico, eu acho que dá para fazer uma artesanal, é só arranjar uma placa de acrílico, cortar do tamanho certo e colar.

Unknown disse...

Legal, tenho uma igual a essa, funfa perfeitamente e não me desfaço não,

Kokada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kokada disse...

Oi, comprei um D35 mas quero colocar uma agulha boa tipo uma Shure ou Audio Techinica... pra isso eu preciso trocar a Shell tb, ou só a capsula + agulha já bastam?

clip disse...

ola , tenho um toca disco desses d35 e o motor nao gira alguem sabe onde consigo esquema eletrico procurei e nao acho .

DJ CLIP disse...

Olá, tenho um d35 e parou de girar o motor está com defeito no sensor que fica numa placa pequena m4330 alguém tem o esquema do toca disco para ver como funciona o drive do motor

Unknown disse...

Tenho um d35 mas ñ consegui liga-lo à2 caixas de som sanyo.pois o cabo é diferente se alguem puder me ajudar agradeço.

Daniel Quadros disse...

A saída deste toca disco não é para ligar diretamente a caixas acústicas. De um modo geral, a conexão de um toca discos deve ser feita a um sistema de som cujo pré-amplificador tenha uma entrada apropriada, devido ao nível do sinal e à necessidade de compensar a equalização feita na gravação para melhorar a qualidade final dos agudos e evitar o salto da agulha com os graves (a chamada "curva RIAAA").

João Aldi disse...

Eu estou com um D35 parado, ganhei de um amigo, mais na placa do motor esta faltando dois transistores x3 e x4 alguem que tem uma placa mesmo sem funcionar poderia ver a referências dos transistores

Éderson disse...

O amigo João Aldi, pediu o transistor X3 e X4 ambos são iguais 2SC641K, se alguem tiver o esquema elétrico do D35 , fico grato.

Ricardo Pohlmann disse...

Olá pessoal, acabei de ganhar um D35 mas veio sem o braço e a capsula da agulha. Alguém teria para vender ou saberia me informar onde posso conseguir? Agradeço.

Anônimo disse...

Todo mundo atrás do esquema do d53. Além de mim e faz tempo.

Anônimo disse...

Eu estou procurando uma tampa do toca Disco gradiente D35 alguém sabe quem tem mim Teresa