terça-feira, agosto 10, 2010

Tente Entender o Escândalo na HP

Na sexta feira passada Mark Hurd, CEO da HP, anunciou que estava deixando a HP por concluir que não havia respeitado os padrões de conduta esperados. Este desrespeito foi descoberto durante a investigação de uma acusação de assédio sexual. As ações da HP sofrerem um baque imediato.

Inicialmente os detalhes foram escassos, mas no decorrer do fim de semana surgiram informações que permitem ter uma ideia um pouco melhor do que ocorreu (mais especificamente, a mulher envolvida se identificou e divulgou um comunicado através da sua advogada).

Um Pouco de História da HP

A HP foi fundada por Bill Hewlett e David Packard em 1939, literalmente em uma garagem. Nas décadas seguintes ela se destacou pela qualidade técnica dos produtos e pelos princípios dos seus fundadores, que criaram um estilo gerencial que veio a ser chamado de The HP Way.

Os anos mais recentes não foram tão felizes. Carly Fiorina, que foi CEO de 1999 a 2005, teve uma gestão polêmica (particularmente a fusão com a Compaq); durante este período o valor de mercado da HP caiu pela metade. Sua sucessora, Patricia Dunn, saiu menos de um ano depois, após ser revelado que ela tinha contratado detetives para investigar os seus colegas de diretoria e jornalistas, tentando descobrir que estava contando para a impressa informações internas da HP. Atrapalhou ainda mais o fato dos detetives terem se valido de meios ilegais para obter as contas telefônicas das pessoas investigadas.

Mark Hurd parecia ter superado esta má fase, dirigindo a HP em uma forte recuperação que culminou com a HP ultrapassando da Dell no mercado dos PCs e a IBM no faturamento em informática.

O Novo Escândalo

Em 2007 Hurd contratou Jodie Fisher para organizar eventos da HP para seus executivos e para clientes importantes. Embora esta contratação esteja agora sob suspeita, as notícias até agora confirmam que Jodie realmente organizou os eventos pelo qual recebeu de 1 a 10 mil dólares cada (segundo uma fonte, a única excessão foi um evento cancelado em cima da hora).

Hurd participou de vários destes eventos e apreciava jantar com Jodie no final do dia . Embora Jodie tenha afirmado que não teve nenhum caso ou relacionamento de cunho sexual com ele, há cerca de duas semanas ela o acusou de assédio sexual. Esta acusação foi resolvida privadamente entre os dois nestes últimos dias, em termos não revelados pelas partes.

Ao investigar a acusação de assédio, a diretoria da HP descobriu que Hurd tinha feito os seus relatórios de despesas com informações falsas, aparentemente para esconder o contato próximo entre os dois. A HP não encontrou evidências do assédio sexual, mas a diretoria decidiu forçar sua saída (eufemismo para demissão?) devido aos relatórios mentirosos.

Para quem estiver interessado, Jodie Fisher tem atualmente 50 anos e um currículo bastante diverso, que inclui o trabalho como atriz em alguns filmes de apelo sexual (quando tinha cerca de 30 anos) e a participação em um reality show (Age of Love) em 2007, além de atividades mais sérias na área de negócios. O Google Images pode satisfazer o resto da curiosidade.

Que ninguém fique preocupado com Hurd. Ele deve receber cerca de U$50 milhões de "verbas rescisórias" (12 milhões em dinheiro e o resto em ações).

Fontes:

http://www.theregister.co.uk/2010/08/06/mark_hurd_sexual_harassment/
http://www.theregister.co.uk/2010/08/09/mark_hurd_settles_privately_with_former_hp_contractor/
http://www.nytimes.com/2010/08/09/technology/09hp.html?_r=2&ref=technology
http://www.businessinsider.com/wait-a-minute-why-does-mark-hurd-get-50-million-severance-when-he-lied-in-his-expense-reports-2010-8

Nenhum comentário: