quinta-feira, agosto 19, 2010

Som Aposentado: Caixas Acústicas "Homemade"

Com a compra do receiver, o passo seguinte foi providenciar as caixas acústicas. Ou, mais precisamente, projetar e montar. E o resultado foi plenamente satisfatório.


O meu desejo era montar uma caixa com tweeter, woofer e uma "corneta" para os médios. As tradicionais "restrições orçamentárias" obrigaram a abrir mão da corneta. Em contrapartida, pelo menos o tweeter e woofer são de uma marca de primeira linha:

Este não foi o primeiro par de caixas que eu contruí, eu tinha anteriormente ajudado o meu pai a fazer as caixas dele. Existe toda uma teoria a respeito das caixas "bass reflex", mas as regras básicas são fazer uma caixa grande e fugir do "cubo" (para evitar a ressonância). Respeitado isto, a preocupação seguinte é aproveitar bem a chapa de compensado. Para minha surpresa, achei na casa do meu pai o projeto original (rabiscado em um folha de formulário contínuo):

Os alto falantes são montados no painel frontal, que é por onde é feito o acesso ao interior da caixa. É nele também que são fixados os tubos característicos do "bass reflex".


Uma parte importante é o divisor de frequências, que divide o sinal entre os dois alto falantes. Trata-se basicamente de dois filtros compostos por um capacitor e uma bobina. A capacitância necessária é alta, o que leva muitos a usar uma "adaptação técnica" - o "capacitor eletrolítico despolarizado". No meu caso eu usei os menos comuns capacitores a óleo. Uma das bobinas pode ser comprada mas a outra precisou ser construída:

Uma vantagem das minhas caixas sobre as do meu pai é o acabamento externo. O marceneiro que estava fazendo o armário embutido para a minha casa recobriu as caixas dando um aspecto mais profissional.

Nenhum comentário: