terça-feira, agosto 17, 2010

Som Aposentado: Receiver CCE SR-4000

No final de 83 eu já estava com o casamento programado. Apesar do dinheiro curto, estava na minha lista ter o meu aparelho de som. Por enquanto eu tinha somente o tape deck, fui então na Santa Efigênia procurar um receiver. Após passar por todas as lojas, comprei o segundo mais barato que achei (só para não dizer que comprei o mais barato).


Algumas pessoas dizem que CCE quer dizer "Começou Comprando Errado", mas eu só posso elogiar a durabilidade do SR-4000. Foram mais de 25 anos de serviço fiel (até agora); o único problema foi um fusível queimado. E quando eu fui trocar descobri que estava com o fusível de 220V ao invés do de 110V (com o dobro da tensão a corrente é metade, logo o fusível era metade do recomendado).

O SR-4000 tem todos os recursos que se esperava de um stereo receiver da época:
  • Uma boa quantidade de entradas (toca discos, rádio, dois gravadores e duas entradas auxiliares).
  • Rádio AM e FM.
  • Ajuste de graves, agudos e balanço.
  • Loudness (reforço na faixa média de frequências) e filtros para graves e agudos (potencialmente útil para reproduções ruins).
  • Uma potência de respeito (45W RMS por canal).

Este aparelho me custou CR$ 140.000,00, um pouco menos de 2,5 salários mínimos da época, portanto bem mais barato que os tape decks (apesar do valor absoluto ter sido bem maior - coisas da inflação que disparava).

O receiver não vinha com caixas acústicas, mas isto não foi problema, como veremos no próximo post.

7 comentários:

carobvasc disse...

Concordo plenamente em gênero, número e grau com o nobre colega, sou possuidor desta marca desde 1981, atualmente possuo os seguintes aparelhos : Receiver Polyvox PR-4250, Tuner Gradiente model 12, Amplificador CCE SA-2020, Pick-ups CCE DD-7000, Philips GA 312, Receiver CCE SR-130, Gravadores Gradiente CD-2600 e D-20, CD player Sony M-65, os aparelhos da CCE sempre foram dirigidos ao público chamado pela própria empresa de "B" ou seja pessoas com poder aquisitivo menor, mas nem por isso esses equipamentos eram ruíns, são quase 30 anos funcionando, os defeitos que ocorreram foram poucos e de fácil conserto, este Receiver era um dos mais completos e funcionais da época e muito mais barato que os da Gradiente e Polyvox, marcas que eu também gostava muito. Um grande abraço. Carlos do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

CCE, grande marca, fabricava para a Sansui aqui no brasil, gosto muito de Vinatage, atualmente tenho: Receiver Sansui C-77, Amplificador Sansui B-77,Tape deck Sansui D-90, Equalizador Sansui SE-8, Toca disco Sansui P-D30, Tape deck "de rolo" Akai 4000DS, CD Player Sony cdp-cc505m, 4 caixas de som, sendo duas polyvox e duas sansui. Musica é vida e quando o equipamento é bom a musica flui melhor, vamos ouvir musica minha gente, abração para todos.

Unknown disse...

Tenho um sr-4000 e este é sim um kenwood studio so a masrca pintada eh CCE. O meu eh otimo.

Anônimo disse...

Pessoal, boa tarde, se puder porfavor aí me liguem 12 8102 0452. Ganhei um SR 4000. Mandei consertar o "bicho". Sou de 91, e não conheço eletrônica. Mas sou apaixonado por música e um bom som, sou locutor/rádio. Abraços à todos. E aí , o que posso esperar desse ? Bom pra valer ? e veio ainda com 2 caixas de som !!!
Abraços à todos. Deus nos abençoe.

Da Homie Mixes disse...

Condordo com vcs. Este som foi o som da minha infância, meu pai adquiriu um em 1981 ou 82 e com ele aprendi a conectar aparelhos, microfones e gravar minhas primeiras fitas cassete. Eram um som muito potente, tinha um toca-discos confiável, um ótimo amplificador e caixas grandes com woofers 12". Infelizmente em 1989 queimou por causa de um raio e optamos por comprar um som CCE com cd, mas a qualidade dos aparelhos já tinha decaído muito.
Se alguém precisar, estou com alguns knobs em um dos VUs para vender. Mande email pra dahomie@ig.com.br q eu mando fotos.

Unknown disse...

Boa madruga amigos. Herdei um sr4000 do meu pai e ele está com problema em 3 canais, alguém sabe o conserto dos canais ou o valor da troca dos mesmos ?? Qualquer coisa entrem em contato.
Agradeço desde já!

E-mail : ewertons.morais@gmail.com
Wtsp: 081 99723-6324

Zelenaya-Strelka disse...

Boa tarde.
Por acaso alguém dispõe (ou saberia onde encontrar) os Manuais do Usuário CCE DD-8080 (ou 7000) e do ST-6060 (podendo ser do ST-7000) - respectivamente, toca-discos e tuner/sintonizador?! Pode ser em mídia em cópia.
Não é o esquema eletrônico para manutenção.
Obrigado.