sábado, janeiro 30, 2010

Links Comentados #3

Nos links desta semana: os jogos da Activision no Good Old Games, a questão do codec H264 no Firefox (e em conjunto com o HTML 5), Bill Gates dá seus pitacos sobre a briga Google x China e, para variar, mais uma falha de segurança do IE.

Acordo da Activison com com o Good Old Games

Já mencionei algumas vezes o site gog.com que oferece jogos antigos a preços baixos (US$5.99 e 9.99), compatíveis com XP e Vista e sem proteção ("DRM free"). O catálogo tem uma quantidade grande de ótimos jogos e vem crescendo continuamente. Além disso, tem as promoções de fim de semana, com descontos entre 25 e 50%.

No que consideram a primeira notícia bombástica entre várias, o GOG anunciou na quinta feira (com direito a contagem regressiva) um acordo com a Activision. Mais que o catálogo de jogos que potencialmente serão oferecidos, deve-se destacar que a Activision era tradicionalmente muito apegada ao DRM.

Por enquanto estão disponíveis somente dois jogos: "Arcanum: Of Steamworks and Magick Obscura" e "Gabriel Knight: Sins of the Fathers" e mais devem vir durante o mês de fevereiro. O forum do site está vervilhando de opiniões sobre os próximos jogos (eu pessoalmente gostaria de ver as aventuras antigas da Sierra e o acervo da Infocom). Entretanto, é bom lembrar que a questão dos direitos é muito complexa pois muitas vezes o desenvolvedor não é o distribuidor e ambos tem direito de veto nestas negociações.

Porque a Fundação Mozilla não gosta do H264

A história completa está neste link, mas o resumo é que o codec não é software livre e a licença, além de cara (US$ 5M/ano) é bastante restritiva (por exemplo, não se propaga para quem gerar o Firefox a partir dos fontes ou para outras plataformas).

O fato do H264 envolver patentes gerenciadas pela MPEG LA é particularmente preocupante devido à sua adoção pelo YouTube para uso com o HTML 5 (com o objetivo de acabar com a dependência do Flash).

Bill Gates e a China

Bill Gates reconhece que o assunto é complexo, mas adota uma postura pragmática. A China não é a única a censurar a intenet (e o exemplo dele é a Alemanha), é fácil os interessados driblarem esta censura e se você não seguir as leis de um país você pode acabar não conseguindo fazer negócios lá.

Mais Uma do IE

Um pesquisador encontrou mais uma falha de segurança no IE e promete demonstrá-la no mês que vem. A novidade é que ele atribui a falha não a bugs mas sim a features existentes no IE e no Windows. Por este motivo seria muito complexo gerar uma correção e ela provavelmente impactaria facilidades e aplicações já existentes.

Por enquanto a Microsoft enviou a resposta automática de que "está investigando e não tem notícia desta vulnerabilidade estar sendo ativamente explorada".

05/02/10: Alterado título p/ não confundir o InfoBlogs

Um comentário:

Fábio disse...

O problema do H264 não é tanto o preço e sim o fato de os proprietários reservarem-se o direito de mudar a política de licenciamento no futuro.