domingo, janeiro 03, 2010

Resenha: "What Do You Care What Other People Think"

mencionei anteriormente o físico Richard Feynman. O primeiro livro dele que eu li foi "Surely You're Joking, Mr. Feynman", uma coletânea de "causos". "What Do You Care What Other People Think" é uma espécie de continuação, mas com um viés autobiográfico. É, infelizmente, o último livro dele, pois ele viria a morrer antes mesmo da publicação deste volume.


O livro se divide em duas partes, a primeira ("A Curious Character") com várias histórias e a segunda ("Mr. Feynman Goes To Washington") relatando a sua participação na investigação do desastre da Challenger. Em um epílogo temos a transcrição de uma de suas palestras, "The Value Of Science".

The Making of a Scientist narra a influência do pai de Feynman na sua formação. Gostaria de ter lido isto quando meus filhos ainda eram pequenos.

What Do You Care What Other People Think conta a incrível história do romance de Feynman com sua primeira esposa. Tão incrível que foi objeto de um filme (Infinity, aqui chamado de "Além do Tempo").

It's as Simple as One, Two, Three... Feynman divaga um pouco sobre o que ocorre quando pensamos.

Getting Ahead uma história muito curta (duas páginas), passada em Trinidad mas cuja conclusão acredito se aplicar muito bem aqui no Brasil.

Hotel City mostra o lado irreverente de Feynman, de sua visita como um turista comum ao prédio das Nações Unidas em Genebra (onde ele descobre que vai apresentar uma palestra) à sua escolha peculiar de hotel.

Who the Hell Is Herman é outra história curta, desta vez sem maiores impactos filosóficos.

Feynman Sexist Pig! Um grupo feminista resolve implicar com duas histórias contadas por Feynman.

I Just Shook His Hand, Can You Believe It? narra algumas aventuras de Feynman no Japão.

Letters, Photos and Drawings é exatamente isto: cartas, fotos e desenhos. Uma pequena janela para o mundo de Feynman.

Mr. Feynman Goes To Washington mostra um Feynman em plena forma, apesar de já estar sendo consumido pelo câncer que o mataria em breve. Mais importante que sua participação na descoberta da falha que resultou diretamente no desastre da Challenger (uma anel de vedação que não funcionou corretamente na baixa temperatura em que foi realizado o lançamento), está a descrição do seu método de investigação e suas conclusões sobre o porque desta falha não ter sido detectada antes.

Feynman retrata a NASA como uma organização que, sob as pressões após o pouso lunar, relaxa suas normas de segurança e cria barreiras para que más notícias e preocupações do pessoal operacional não cheguem aos tomadores de decisão. Tomando um de seus exemplos, a ocorrência de uma corrosão inesperada de um terço da espessura do anel de vedação é vista como "prova" de um fator de segurança de três vezes.

Infelizmente seu alerta não foi suficiente. Anos mais tarde, ao participar da investigação do acidente da Columbia, a astronauta Sally Ride (que também tinha participado da investigação da Challenger) reparou as semelhanças entre os dois acidentes (no que diz respeito à atitude da NASA).

The Value of Science é uma bela palestra de Feynman, principalmente sobre a importância de se admitir a ignorância e cultivar a dúvida.

Altamente recomendado.

2 comentários:

Alan Jumpi disse...

Apos ler esses 2 livros, virei fã incondicional do Feynman, na época, ate fiz uma camiseta pra mim, surrada já, da Thinking Machines... :)


Excelente recomendação, DQ!!! :D

Anônimo disse...

Graças a sua dica estou escutando (audio book) o “What do you care what what other people think”.
Pretty nice book. Thanks for the tip...
Thanks
mG