domingo, janeiro 24, 2010

Resenha: Kingdom Come

Uma história épica envolvendo todos os heróis da DC com arte de Alex Ross. Que tal o resultado?



Como muitos, fiquei conhecendo Alex Ross pela incrível série Marvels. Suas pinturas trazem para os quadrinhos um novo nível de realismo, como mostra o pequeno detalhe de Kingdom Come abaixo:


Foi consultando sobre Marvels na Wikipedia que eu descobri Kingdom Come e decidi comprar a edição paperback na Amazon.

A ideia por traz da série é excepcional: as pessoas comuns preferem novos super-heróis mais violentos aos "quadradões" do passado. Após um acontecimento traumático, ocorrido dez anos antes do início da história, o Super-Homem decide se aposentar e viver distante de todos. Vários outros heróis seguem o mesmo caminho e a Terra fica sujeita a um número crescente de "meta-humanos" violentos que lutam nas ruas sem se preocupar com as pessoas comuns.

Após um incidente maior, que causa a morte de um milhão de pessoas, Super-Homem decide voltar. Mas é um Super-Homem diferente, que vai às Nações Unidas e anuncia que ele e seus aliados vão restaurar a ordem, pela força se necessário, e não permitirão que ninguém haja sem a sua sanção.

Inicia-se assim o choque entre os heróis tradicionais e os novos heróis amorais, sob as vistas não passivas dos governantes, bandidos e um terceiro grupo de heróis sob o comando do ex-Batman. Um conflito que pode, literalmente, destruir o mundo.

A história é realmente extraordinária, de tirar o folego e prender a respiração. Entretanto, alguns pequenos pontos me incomodaram, particularmente a resolução do conflito. Embora um número imenso de heróis participem da história, a maioria se limita a aparecer em um canto de quadrinho. A julgar por críticas e avaliações de encontrei na internet, é provável que eu esteja sendo duro demais.

De qualquer forma, certamente recomendado.

Um comentário:

Tiago "PacMan" Peczenyj disse...

Realmente a história é de perder o fôlego, principalmente no que diz respeito aquela terceira leva de heróis comandados pelo Batman. Shazam nunca se mostrou tão interessante também.

Outra série que vale a pena dar uma olhada é Astro City (do Kurt Busiek), menos épica porém muito mais imaginativa IMHO.
Outra dica é Top 10 - criada pelo Alan Moore - que é uma série policial de uma cidade onde Todos são (ou foram) herois. Powers, Fables, Ex Machina, são outras dicas menos famosas mas igualmente geniais cada uma ao seu modo.

Bom ver que vc gosta de quadrinhos ;-)