sábado, novembro 07, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band


Sargent Pepper's é figurinha certa em todas as listas de de melhores e mais influentes álbuns de música popular.

Gravado ao longo de mais de seis meses, ele aprofunda a experimentação e o estilo psicodélico dos dois álbuns anteriores (Rubber Soul e Revolver). As referência a drogas já não passam mais desapercebidas (começa a ocorrer até o contrário, com a invenção de referências inexistentes).

Este álbum marca o início da liderança de Paul, com John passando a contribuir menos composições.


O "Álbum Conceito"

Sgt Pepper's é normalmente citado como o grande exemplo do "álbum conceito", que deixa de ser uma simples coletânea de canções diversas para ser um conjunto coerente de canções em torno de um mesmo tema (o "conceito" do álbum).

Na verdade, como os próprios Beatles afirmaram várias vezes, isto não ocorreu por completo. Uma idéia inicial era uma volta à infância, que gerou as músicas Penny Lane e Strawberry Fields Forever. Estas músicas, entretanto, foram lançadas como single e, por este motivo, não incluídas no álbum (falaremos delas na resenha do álbum Magical Mistery Tour). As demais músicas não se alinham diretamente a este tema.

Uma segunda ideia foi o álbum substituir as turnês que tinham sido abandonadas. Disto surgiu o conceito de uma banda fictícia - a Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band do título, o que abriu as portas para uma variedade maior de estilos, porém foi abraçada diretamente por apenas três faixas.

Apesar desta falta de um tema comum (e mesmo de referências de John a Being For The Benefit of Mr Kite como sendo um filler, Sgt Pepper's passa um clima de unidade muito grande. Não existem trechos de silêncio entre as faixas, e a passagem entre várias delas é perfeitamente fluída.

O Som

Sgt Pepper's é um álbum cheio de truques e experimentações de estúdio. A maioria das músicas foi evoluindo ao longo das gravações, em longas sessões noturnas. Aos recursos de sobreposção, ADT e gravações invertidas (amplamente usados em Revolver) se juntam outros como a "injeção direta" (ligar a guitarra ou baixo diretamente ao console de gravação ao invés de usar um microfone), velocidade variável (acelerando ou reduzindo o ritmo original) , eco, reverbação, compressão e pedais de wah-wah e fuzz.

Uma gama maior de instrumentos foi utilizada, incluindo um Mellotron. Músicos adicionais foram usados para pequenas partes. Um exemplo famoso é o crescendo no meio de A Day In The Life, que exigiu uma orquestra de 40 pessoas.

As guitarras são mais "cortantes" e o baixo de Paul mais destacado.

A gravação foi feita em quatro canais, exigindo frequentes "reduções" em que a fita era copiada mixando dois ou mais canais para "abrir espaço" para novos canais. A equipe de estúdio fez coisas incríveis, como o som de uma galinha que se transforma no de uma guitarra na transição de Good Morning, Good Morning para Sgt Pepper's (reprise).

Os Beatles estavam presentes na mixagem mono, mas não na estéreo (as duas tem grande diferenças). A mixagem estéreo foi refeita em 1987 para o lançamento em CD.

A Capa

Talvez a mais famosa e copiada capa de um álbum, mostra os Beatles fantasiados de Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band cercados de pessoas famosas. As pessoas representadas foram sugeridas por Paul, George (principalmente filósofos e gurus) e John (as mais variadas); Ringo declinou de dar sugestões. Estas imagens trouxeram grandes preocupações para a gravadora e para Brian Epstain, que temiam um repetição dos problemas com a infame Butcher Cover (capa de um dos álbuns americanos dos Beatles, que os mostra vestidos de açougueiros segurando pedaços de bonecas). O resultado foram alguns vetos, como aos das imagens de Jesus, Hitler e Ghandi solicitadas por John.

A embalagem do álbum era extremamente sofisticada (principalmente para a época). Infelizmente isto se perdeu com a baixa qualidade de impressão dos LPs nacionais e com o tamanho reduzido dos CDs.


Vamos às faixas:

Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band

Composta principalmente por Paul (que canta), dá o tom para o "conceito" do disco. A introdução, com um falatório e uma orquestra afinando, e os barulhos de audiência passam a impressão de uma gravação ao vivo. Existe uma divergência sobre de quem é o solo da guitarra: Paul ou George. O livro "The Complete Beatles Recording Sessions" de Mark Lewisohn fala que é de George, a Wikipedia (baseada no livro "Revolution In The Head" de Ian MacDonnald) diz que Paul substituiu o solo de George por um próprio.

A música termina introduzindo "the one and only Bill Shears", o que leva a...

With A Little Help From My Friends

Esta música, que se tornaria uma marca registrada de Ringo, foi uma das últimas a serem compostas para o álbum. A composição é principalmente de Paul, com a ajuda de John. Destaque para o baixo.

Lucy In The Sky With Diamonds

Composição complexa de John, com o título inspirado em um desenho de seu filho Julian (o desenho já esteve na Wikipedia mas foi retirado por uma questão de direitos autorais, ele pode ser visto aqui). Embora o título não esteja ligado diretamente a LSD (como muitos pensam e um dos motivos da BBC ter proibido a música na época do lançamento) as imagens psicodélicas da música provavelmente foram inspirada nas experiências com drogas. A gravação foi feita e mixada em várias velocidades.

Getting Better

Música de Paul e John, o que gera um contraste interessante ("It's getting better all the time" - "It can get no worse"). Musicalmente é uma espécie de drone (musica repetitiva, no caso os acordes tocados no piano e na guitarra).

Fixing A Hole

Música de Paul. A inspiração da música não é conhecida, o próprio Paul deu explicações contraditórias. Teorias comuns variam de drogas a uma goteira na casa de Paul. O clima da música é construído pelo forte eco na voz de Paul e pelas guitarras distorcidas.

She's Leaving Home

Composição conjunta de Paul e John, inspirada por uma notícia de jornal. Nenhum dos Beatles toca instrumento nesta faixa; o arranjo não é de George Martin (caso único com o consentimento dos Beatles). George Martin não estava disponível e Paul, impaciente, solicitou o arranjo a Mike Leander. Martin, entretanto, foi quem conduziu os músicos e produziu a faixa.

É uma bela balada, com uma letra que retrata bem uma situação bastante comum na época: a moça que surpreende a família ao fugir de casa.

Being For The Benefit of Mr Kite

Música de John, que se inspirou em um poster de circo de 1843:


Esta música exigiu uma grande quantidade de sobreposições para atender ao desejo de John de transmitir o ambiente de um circo. Curiosamente, esta música foi também proibida pela BBC, por considerar que "Henry the Horse" era uma alusão a drogas.

Within You With Out You

Música de forte temática indiana composta por George, que a executa acompanhado de músicos indianos. Originalmente composta com meia hora de duração, foi reduzida para cinco minutos para o álbum.

As risadas no final da faixa, que alguns consideraram disrespeitosas, foram sugestão do próprio George para facilitar o retorno ao clima do resto do disco.

When I'm Sixty-Four

Música de Paul, que a compôs quando ainda tinha dezesseis anos. Possui um acompanhamento bem diversificado e foi acelerada na mixagem, para a voz de Paul parecer mais jovem.

Lovely Rita

Mais uma música de Paul. Os sons estranhos durante o trecho "and the bag across her shoulder" foram produzidos soprando pentes cobertos com papel higiênico!

Good Mornig Good Morning

Música de John, inspirada por um comercial da Kellogg. O solo de guitarra é de Paul. A música termina com uma sequência de sons de animais: um galo, um gato, um cachorro, cavalos, ovelhas, leões, elefantes, uma raposa perseguida por cachorros, cavalos galopando, uma vaca e por último uma galinha cujo cacarejo se transforma na guitarra de George na música seguinte!

Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band (reprise)

Fazendo par com a música de abertura, esta faixa anuncia que estamos próximos do fim. Tem um ritmo mais acelerado, instrumentação mais pesada e menos sobreposções. Nos anos mais recentes Paul costuma usar esta música no final dos seus shows, acrescentando um trecho mais longo de guitarras e concluindo com The End.

Os aplausos finais são substituídos gradualmente pelos acordes iniciais da música seguinte.

A Day In The Life

A obra prima do disco, é a colagem de trechos compostos independentemente por John e Paul. A parte de John foi inspirada por notícias de jornal e as de Paul por lembranças da infância. O tempo total de estúdio para gravação desta música foi de 34 horas (e pensar que o primeiro álbum foi inteiramente gravado em 10 horas!).

Além do já citado crescendo de orquestra na parte final, outro trecho marcante é o acorde de piano que encerra a música. Johm, Paul, Ringo e Mal Evans (que era uma espécie de faz-tudo) tocaram o mesmo acorde simultaneamente em três pianos. Aumentando progressivamente o volume do microfone, o som do acorde foi estendido para mais de quarenta segundos.

É o fim do disco? Não exatamente...

Sgt. Pepper's Inner Groove

Em um toque final, os Beatles resolveram colocar um trecho de ruído na parte final do LP, de modo a ficar repetindo continuamente até que a agulha fosse levantada. Antes deste ruído, John pediu que fosse colocado um sinal de 15KHz, típico de apito para cães. Embora o ruído no final do disco seja totalmente non-sense, não faltou quem escutasse os mais diversos tipos de mensagem (como a confirmação da morte de Paul), principalmente quanto tocado em sentido inverso.

Este trecho final está presente no CD, mas obviamente não fica repetindo indefinidamente.

Nenhum comentário: