segunda-feira, novembro 16, 2009

Seminário C&C++ para Sistemas Embarcados 2009


Sábado (14/11/09) ocorreu a edição 2009 do Seminário C&C++ para Sistemas Embarcados. Foi novamente um seminário muito especial, entre outras coisas por envolver uma área onde temos uma forte atividade de desenvolvimento de hardware e software no Brasil.

A primeira palestra (Interfaceando Microcontroladores) foi minha, e consegui (novamente) errar feio na avaliação do tempo. Traumatizado pela palestra curta de mais do ano passado, me empolguei e preparei uma apresentação imensa. Além disso, apresentei a introdução de forma lenta. Desta forma, já estava consideravelmente atrasado ao entrar no assunto propriamente dito. Poucos tópicos depois já estava tendo que pular os detalhes e no final tive que abandonar os dois últimos tópicos. Ficam aqui as minhas desculpas para quem assistiu esta apresentação corrida e incompleta e a promessa de apresentar neste blog o conteúdo completo (só peço um pouco de paciência, pois este final de ano está corrido).

A segunda palestra foi de Luiz Barros, uma espécie de continuação da palestra dele no ano anterior. Em Otimizando C++ para Sistemas Embarcados, o Luiz apresentou uma série de recomendações sobre o uso de C++ em ambiente embarcado, por exemplo classificando recurso do C++ como "gratuitos", "baratos", "usar com moderação" e "evitar".

Após o almoço tivemos a ótima palestra Projetando Sistemas Embarcados com Baixo Consumo de Energia, do Prof Alessandro Cunha (figurinha conhecida de quem participa dos eventos da Texas). A palestra continha recomendações sólidas para projetos com restrição de consumo e uma comparação bastante imparcial de alguns microcontroladores populares.

Fechando o seminário, Luiz Barros voltou para apresentar Desenvolvimento de um Device Driver para GNU/Linux. Foi uma boa introdução a um assunto cada vez mais relevante para os desenvolvedores de aplicações embarcadas. Foi uma pena que o Luiz enfrentou alguns problemas técnicos durante a apresentação, a começar pela falha no uso do projetor com o notebook rodando Linux. Isto o obrigou a usar o Windows (no notebook) e surgiram problemas de comunicação com o hardware embarcado. Perdemos o final da demonstração, mas ganhamos uma piada quando o Alberto Fabiano e o Diego Sueiro se juntaram ao Luiz numa tentativa de resolver o problema: quantos engenheiros são necessários para apagar um LED? (Por enquanto sabemos que são mais que três..).

Durante as pausas para café e o almoço tive a oportunidade de conversar com várias pessoas. Destaco aqui duas. A primeira é o Dado Sutter, um dos líderes do desenvolvimento da eLua. Apesar de estarmos falando de um projeto bem sucedido, de visibilidade internacional e com óbvias aplicações práticas, o Dado tem enfrentado grandes dificuldades em obter apoio. Alguns relatos dele chegam a ser surreais, como a demora de três anos para a compra e recebimento de um osciloscópio (após a liberação da verba).

A segunda foi o José Palazzi, gerente de vendas da Freescale. Foi quem me disponibilizou o kit do HCS08 a que me referi anteriormente. O meu contato com ele tinha sido por e-mail e o contato pessoal foi bastante surpreendente. O Palazzi é uma pessoa intensa, apaixonada pelos produtos que vende. Não acho que seja uma coincidência o fato de termos um elo comum no passado: a Scopus (onde nós dois trabalhamos durante os tempos de reserva de mercado). Um fato que eu não sabia é que o kit e o microcontrolador que ele me forneceu foram desenvolvidos aqui mesmo no Brasil.

Um ponto que surgiu na conversa tanto com o Dado como com o Palazzi: a perversidade dos impostos de importação, que reduz o acesso às ferramentas de aprendizado e desenvolvimento. Um dos motivos para o governo taxar alto estes produtos é o medo de que outros produtos (como placas para PC) sejam "maquiados" para se aproveitar das taxas menores. E eu pergunto: será que não seria saudável ter taxas baixas para todos estes produtos? Qual o seria o efeito global de termos PCs a preços mais acessíveis? Não deveríamos estar fomentando o aprendizado e o uso de tecnologia?

Adendo: algumas fotos podem ser vistas aqui. Aproveitei para trocar a referência relativa ("ontem") por uma absoluta (sábado 14/11/09), acrescentar uma foto e colocar uma quebra no texto para não congestionar a lista completa do blog.

Um comentário:

Feu Teston disse...

Parabéns pela palestra! Foi divertida, informativa e acima de tudo, util! Um forte abraço!