terça-feira, novembro 03, 2009

Curtas: Micro da Microsoft, Bing, Kindle e Google Maps Navigation

Algumas notícias curtas da semana passada, com os meus temerários comentários.

Micro da Microsoft

Como foi amplamente noticiado, a Microsoft está abrindo lojas e está vendendo micros nelas. Os micros são de fabricantes tradicionais (HP, Acer, etc), mas personalizados para a Microsoft (no que ela chama de Signature Initiative). Esta personalização inclui pré-instalar alguns produtos da Microsoft, o que era de se esperar. A surpresa é que a Microsoft está vetando aquele monte de softwares inúteis que os fabricantes normalmente colocam nos micros. Além disso, ela se propõe a ajudar na instalação de outros softwares, inclusive de concorrentes, com o objetivo do cliente sair da loja 100% satisfeito.

A Microsoft espera que esta iniciativa leve os fabricantes a reverem o software que colocam nos micros na fábrica e com isto melhore a "experiência" dos usuários (usando o termo em voga com os marketeiros).

Notícia lida no OSNews.

Anúncio do Bing

Marketing não costuma ser o forte das empresas de tecnologia, principalmente quanto voltado para usuários não técnicos. A Microsoft teve recentemente um grande fracasso (os anúncios com Jerry Seinfeld), um relativo sucesso (a série Laptop Hunters) e desistiu de patrocinar um episódio de Family Guy (o que pode ter sido uma imensa mancada ou um lance brilhante para obter publicidade a baixo custo).

Agora, este anúncio do Bing eu ainda não sei como catalogar...



Fonte: The Register.

Kindle

Com o lançamento internacional do Kindle, começaram a aparecer as primeiras análises do Kindle aqui no Brasil (por exemplo aqui). Na Noruega, entretanto, o "Conselho do Consumidor" já alertou que o aparelho viola várias leis norueguesas de proteção ao consumidor:
  • A linguagem dos "termos e condições" não é clara o suficiente
  • O conteúdo fornecido é preso ao equipamento
  • Falta de garantia de privacidade
  • Garantia de apenas um ano, comparado com os cinco anos exigidos na Noruega
Fonte: The Register

Google Maps Navigation

Em 1969, pressionada por um processo anti-trust (que se estenderia por 13 anos), a IBM anunciou o unbundling de software e serviços. Até então a IBM alugava os seus computadores com software e serviços incluídos, o que dificultava a concorrência de hardware e software. Quarenta anos depois, continua a briga sobre o que pode ou não se incluído "de graça" em um produto de informática.

A Google anunciou um serviço gratuito de navegação para o Android versão 2, invadindo um mercado hoje lucrativo.

Talvez não seja coincidência que a Apple tenha recentemente adquirido uma empresa de mapas.

Fonte: The Register

Nenhum comentário: