Rubber Soul foi o último disco feito dentro do esquema "dois álbuns por ano". Apesar de toda a pressão, cansaço e correria, é uma obra prima e contém somente composições próprias. Embora os próprios Beatles tenham ressalvas a algumas das músicas, o nível foi tão elevado que Brian Wilson (dos Beach Boys) enxergou no álbum um marco - o primeiro álbum a deixar de ser alguns sucessos cercados de canções menores (fillers).
Rubber Soul pode ser considerado o início da guinada dos Beatles do pop para o psicodelismo. Temas e letras se afastam da simplicidade "rapaz-ama-garota". A instrumentação se sofistica, particularmente a cítara em "Norwegian Wood". A percussão de Ringo se diversifica, com maracas, tamborins e até uma caixa de fósforo. Os efeitos passam a ser mais comuns, como o fuzz no baixo em "Think for Yourself" e a forte compressão no piano em "The Word". Sobreposições (overdubs) passam a aparecer em todas as faixas.
Os fraseados do baixo de Paul ficam mais complexos (mas só passariam a ser mais percebidos mais adiante, a partir de "Paperback Writer" quando os Beatles se rebelaram contra a regra de limitar o volume do baixo por medo de fazer a agulha pular).
A enfase ainda era o mix mono, e George Martin fez a mixagem estéreo semelhante às dos primeiros discos (vocais à direita e instrumentos à esquerda) para garantir um melhor resultado caso o disco estéreo fosse tocado em uma vitrola mono.
Vamos às músicas:
Drive My Car
Um rock de Paul, com John auxiliando na letra. É um número bastante contagiante, marcado pela linha do baixo. Paul canta e é responsável pelo solo de guitarra. A gravação desta música inaugurou um costume dos Beatles, passando da meia-noite.
Norwegian Wood
Com uma instrumentação mais exótica e uma letra menos direta (se referindo a uma escapada de John) é considerada um marco nas gravações dos Beatles. John compôs e canta, George toca a cítara (double tracked).
You Won't See Me
Escrita e cantada por Paul, reflete os seu problemas com sua então namorada. Foi gravada na última sessão de gravações para Rubber Soul. Pressionados por um lançamento a tempo para o Natal, esta sessão foi uma maratona de treze horas, concluída às 7 da manhã.
Nowhere Man
Composta e cantada por John, é um primeiro exemplo de uma letra mais filosófica. Segundo John, o "Nowhere Man" é ele próprio.
Think for Yourself
Composição de George, que assume os vocais (com Paul e John se juntando nas respostas). A gravação possui duas faixas de baixo, uma das quais através de uma fuzzbox.
The Word
Composição de John, considerada um dos primeiros casos em que os Beatles se referem a amor de forma mais abstrata. Embora composta com poucas notas, tem um ritmo bastante marcante.
Michelle
Conhecida composição de Paul (com ajuda de John e de George Martin). Paul compôs primeiro a melodia, por achar que tinha um ar francês pediu para uma amiga um nome tipicamente francês e uma frase que rimasse. O resultado foi "Michelle, ma belle".
What Goes On
O número de Ringo do disco. Aliás, Ringo ganha parte dos créditos de composição (criando um único Lennon/McCartney/Starkey). Uma música de tons country, com George tocando fraseados inspirados por Carl Perkins.
Girl
Composição de John também gravada na sessão maratona final.
I'm Looking Through You
Composição de Paul, também sobre os seus problemas de relacionamento com a namorada.
In My Life
Composição de John, com ajuda de Paul. O solo de piano é de George Martin; como ele não conseguia acompanhar o ritmo da música, a gravação foi feita com metade da velocidade e depois tocada à velocidade normal, criando um som diferenciado.
O título da música foi usado por George Martin em um álbum de covers com o qual ele se despediu do trabalho de produção. Neste disco "In My Life" é interpretado como um poema por Sean Connery.
Wait
Com o prazo esgotado, o jeito foi resgatar esta sobra das gravações de Help! Algumas superposições (feitas na sessão maratona) deixaram o som desta composição conjunta de John e Paul mais parecido com o restante do disco.
If I Needed Someone
Mais uma composição de George, inspirada pelo estilo do The Birds.
Run for Your Life
Composta por John, que chegou a considerá-la a música que menos gostava no repertório dos Beatles. O tom belicoso (que chegou a levar uma rádio de Toronto a baní-la da programação) vem diretamente de uma linha copiada de uma música de Elvis Presley ("I'd rather see you dead, little girl, than to be with another man", extraída de "Baby, Let's Play House").
Nenhum comentário:
Postar um comentário