De certa forma pode-se dizer que Help! fecha uma fase dos Beatles. O lado A, com as músicas usadas no filme de mesmo nome, mostra um domínio da fórmula "rock and roll pop". No lado B, os últimos covers (os próximos álbuns conteriam somente composições próprias) e Yesterday (que anuncia uma variedade maior de estilos e músicas individuais).
Para o caso de alguém ainda não saber, as posições dos braços na capa não correspondem às letras H E L P. As posições corretas foram tentadas mas consideradas pouco atraentes visualmente. As posições na capa correspondem (totalmente por acaso) a N U J V.
Ao contrário dos álbuns anteriores, Help! foi remixado (por George Martin) para o lançamento do CD, para garantir uma boa mixagem estéreo.
Examinando faixa a faixa:
Help!
Composta por John (com ajuda de Paul), é um sincero pedido de ajuda. Inicialmente tinha um ritmo bem mais lento (imitando o estilo de Ron Orbison). Os vocais são de John.
The Night Before
Uma composição de Paul que talvez não seja tão valorizada quanto deveria. Os vocais são de Paul, com John e George se juntando a ele no final de cada verso. O piano elétrico é tocado por John e os solos de guitarra são de Paul.
You've Got to Hide Your Love Away
Composta e cantada por John, tem um nítida influência de Bob Dylan.
I Need You
A segunda composição de George gravada pelos Beatles, tem como destaque o uso do pedal de volume. Provavelmente composta para Pattie Boyd (que George conheceu durante as filmagens de Help! e com quem veio a se casar).
Another Girl
Uma música de Paul, que faz os vocais e toca o solo de guitarra.
You're Going to Lose That Girl
Composição de John.
Ticket To Ride
Composta por John com ajuda de Paul, é notável em vários sentidos. É uma música mais pesada (John chegou a ser referir a ela como "heavy metal"). A batida da bateria é atribuída a Paul, que também foi responsável pelo solo de guitarra (que George teve que aprender para as apresentações ao vivo). Paul e John deram explicações diferentes para o nome da música.
http://www.youtube.com/watch?v=tcP8vXva-lk
Act Naturally
Um cover que é o veículo perfeito para a voz de Ringo.
It´s Only Love
Composição menor de John, que considerava a letra terrível.
You Like Me Too Much
Outra composição de George. O piano elétrico é tocado por John. Na introdução ele é acompanhado por um piano acústico, com Paul e George Martin tocando simultaneamente nas duas extremidades.
Tell Me What You See
Composição de Paul, que assume o piano elétrico nesta faixa. Os vocais são de Paul e John cantando juntos.
I've Just Seen a Face
Composta e cantada por Paul, é um country muito acelerado, quase um bluegrass. John, Paul e George tocam violões (o de George de 12 cordas); é uma das poucas músicas sem baixo.
Yesterday
Clássico de Paul. Composta e cantada por ele, sem a presença dos demais Beatles. Pode-se dizer que abriu as portas para uma variedade ainda maior de estilos nos discos dos Beatles (que teria o seu auge no "álbum branco").
Dizzy Miss Lizzy
Fechando o disco, um cover inspirado de um rock and roll de Larry Williams. Os vocais de John lembram a sua performance em Twist and Shout (que fecha o álbum de estreia dos Beatles).
Algumas opiniões de John e Paul para as músicas podem ser encontradas aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário