segunda-feira, outubro 26, 2009

Tirando a 2a Via do CRLV em Osasco

Alguns documentos não podem, infelizmente, ser emitidos no Poupatempo. Um deles é a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Todo ano recebo o CLRV em casa, pelo correio, após pagar todas as taxas pela internet. A segunda via é muito mais complicado que isto.

Embora alguns momentos lembrem a máxima "criar dificuldades para vender facilidades", a boa notícia é que dá para fazer todos os procedimentos em uma manhã ou tarde. Apesar das minhas pequenas trapalhadas, não demorei muito mais que quatro horas.

Antes de contar as minhas aventuras, segue a minha sugestão de com efetuar a solicitação, supondo que o seu documento tenha sido roubado ou furtado (as instruções oficiais podem ser vistas no site do DETRAN-SP).
  • Separe os documentos necessários: documento de transferência do veículo, RG, Boletim de Ocorrência e  comprovante de endereço. Você vai precisar de uma cópia (não autenticada) deles.
  • Tire os decalques do número do chassi (duas cópias) e do motor (uma cópia).
  • Preencha os dois formulários (solicitação do CRLV em duas vias e registro da inspeção em via única).
  • Pague a taxa correspondente em um banco. Basta informar o código RENAVAN do veículo. O valor que paguei foi R$53,68.
  • Faça a inspeção (que consiste em conferir os decalques).
  • Entregue os documentos no Ciretran.
  • O CRLV poderá ser retirado uma semana depois. 
Os Locais em Osasco

O mapa abaixo mostra onde dar entrada nos documentos  (1), fazer a vistoria (2) e retirar o CLRV (3) aqui em Osasco. Atenção que a Osório Duque Estrada é mão única no último quarteirão (no sentido da Pedro de Pinho). A vistoria é feita em uma praça. Tem uma fila de veículos, basta entrar no final e ter um pouco de paciência. O horário do Ciretran é das 9:00 às 17:00. Antes de entrar em qualquer fila é prudente confirmar se é a fila certa, pois não tem indicação nenhuma (na hora de retirar os documentos teve pelo menos duas pessoas na minha frente que estavam na fila errada).


Minha Experiência

Inicialmente a minha esposa resolveu consultar um despachante. Por R$90 ele se dispunha a cuidar da "papelada", os decalques e  a inspeção seriam por minha conta. Resolvi investigar a alternativa de fazer tudo por conta própria e fui ao Ciretran obter informações.

A primeira instrução da lista recebida era ir a uma papelaria próxima e "montar um processo". Na prática isto significou pagar R$25 pelo preenchimento no micro e impressão dos dois formulários, cópia dos documentos e grampeamento de tudo junto. Se você encontrar os formulários, dá para você mesmo fazer tudo em casa..

O passo seguinte foi passar no banco e pagar a taxa, o que foi extremamente tranquilo. Foi reconfortante ver um pouco de tecnologia facilitando a vida.

A coisa complicou na hora dos malditos decalques. O manual do C3 não indica onde fim as marcações. Pelo que consegui descobrir naquele momento, o número do chassis está num lugar facilmente acessível, mas o número do motor estaria num lugar inacessível a uma pessoa comum. Resolvi seguir a sugestão da minha esposa e ir em uma empresa especializada (Terceira Visão), que por R$80 tira os decalques, umas fotos e monta um "laudo".

De posse deste laudo, fui para a vistoria. Após alguns minutos de espera, chegou a minha vez. O inspetor olhou o laudo, coçou a cabeça, entrou para consultar uma lista e informou que a empresa não estaria entre as credenciadas (é claro que a empresa informa o contrário). Ele já estava dando a inspeção por rejeitada quando perguntei se não poderia aproveitar os decalques. Ele topou, descolei com cuidado os decalques do laudo, colei no formulário e ganhei o carimbo e assinatura necessários. Abaixo explico como você mesmo poder fazer os decalques; perto da praça onde é feita a inspeção tem várias placas de gente se oferecendo para fazer isto.

Aí foi só voltar ao Ciretran enfrentar alguns minutos de fila e sair levando uma via do formulário com o carimbo de protocolo.

A retirada foi tranquila. Cheguei uns dez minutos antes das nove e saí com o documento dez minutos depois das nove.

Como Fazer Os Decalques No C3

Se você não tiver medo de sujar a mão e soltar alguns parafusos, você mesmo pode fazer os decalques. Os dealques são feitos colocando uma etiqueta sobre a identificação e passando um lápis preto por cima. A identificação do chassi é fácil, fica no alto no lado esquerdo, próximo do capô (indicada em vermelho na figura abaixo):



Para ter acesso à identificação do motor é preciso soltar os parafusos de uma proteção. FAÇA ISTO COM O MOTOR FRIO. Amarre o lápis em algo comprido, pois a sua mão não vai chegar lá. A figura abaixo mostra os parafusos e a identificação (clique para ampliar). Não é preciso tirar a proteção, masta soltá-la e tirá-la do caminho.


Consideração Filosófica

É inevitável comparar minha experiência no Ciretran com a no Poupatempo. O poupatempo de Osasco é um ambiente muito mais bonito (limpo, organizado), o atendimento é mais rápido, os atendentes são mais atenciosos e alegres e as pessoas que estão sendo atendidas também são mais atenciosas e alegres. Não acho que cada um destes itens esteja desassociado dos demais, me parece ser uma manifestação de realimentação positiva: cada ponto favorável incentiva os demais.

*** Atualização - Setembro 2012 ***

Fico envergonhado de dizer que a informação sobre a identificação do motor que coloquei acima está incorreta. A foto abaixo (tirada em um AirCross) mostra o local correto, que é muito pior. Eu consegui fazer o decalque prendendo uma tira de papel com fita crepe e passando um giz de cera sobre ela, mas deu bastante trabalho e foram várias tentativas malsucedidas até conseguir um resultado passável.










Um comentário:

Anônimo disse...

Daniel, muito obrigado!
Precisei obter os decalques no C3 e seu tutorial ajudou demais.