sábado, agosto 15, 2009

DVD do Mês: The Beach Boys - Good Timin' - Live at Knebworth

Várias coisas me fizeram pensar nos Beach Boys recentemente, como o fato do Captain de Captain&Tennille ter sido tecladista deles e o meu filho estar ouvindo "Barbara Ann" outro dia.

Embora eu conheça o básico da história dos The Beach Boys, até então eu nunca tinha me interessado por ter um CD ou DVD deles. Resumindo a história (que você encontra na Wikipedia): The Beach Boys foi fundado no começo dos anos 60 por três irmãos (Brian, Carl e Dennis Wilson), mais um primo (Mike Love) e um amigo (Al Jardine) e fizeram sucesso cantando rock-and-roll com belas harmonias vocais e temas como surf, carros e garotas. Embora fossem se aprimorando, suas músicas eram do tipo mais superficial.


Até que Brian escutou Rubber Soul e decidiu fazer "o melhor album de rock de todos os tempos". E com isto surgiu Pet Sounds, que se não é "o melhor" é "um dos melhores". A partir daí as coisas se complicaram. Brian teve problemas mentais e dependência de drogas e acabou se afastando da banda de 69 a 75. A direção dada por Brian pra Pet Sounds não era consenso no grupo, Mike Love em particular preferia manter a fórmula vencedora. Dennis Wilson se afundou em problemas pessoais e drogas e acabou morrrendo de forma estúpida em 83. Carl Wilson se foi em 98, vítima de cancer. O restante do grupo acabou se dividindo em três e nunca mais chegou perto do auge do seu sucesso.

Meu primeiro impeto foi procurar para comprar o CD de Pet Sounds. Para minha surpresa, não encontrei nas lojas nacionais. Por outro lado encontrei o DVD Good Timin' - Live at Knebworth England, 1980. É o registro da última vez que o grupo orginal se apresentaria completo na Inglaterra (ainda fez alguns shows nos EUA após isto). Brian estava de volta, pelo menos fisicamente. Uma curiosidade é que encontrei na Americanas duas opções: o DVD sozinho e, por R$2 adicionais, o DVD mais o CD.

O DVD contem um quantidade grande de músicas, cobrindo os princiapis sucessos do grupo. Além das composições próprias, destaque para as de Chuck Berry: School Days, Rock&Roll Music e Surfin' USA (que é Sweet Little Sixteen com outra letra).

Gostei mais das músicas mais elaboradas, como God Only Knows e Good Vibrations (ambas da época de Pet Sounds). Tem algumas músicas bem animadas (como School Days, Surfin' USA, Barbara Ann e Fun, Fun Fun) mas algumas me pareceram bastante bobinhas (Be True To Your School, Little Deuce Coupe, por exemplo). Brian parece estar somente fisicamente ali, como se a cabeça estivesse em outro lugar.

Para quem quiser ter uma ideia do som deles, algum vídeos do You Tube (não são do show do DVD):

http://www.youtube.com/watch?v=BC_UILNwWrc
http://www.youtube.com/watch?v=nC2gZMNkyJo
http://www.youtube.com/watch?v=654H4xfDYKM

Veredito

Recomendando, mas não imperdível.

Nenhum comentário: