Até agora os problemas foram relativamente simples (e com solução facilmente encontrável no Google); a enfase tem sido nas soluções em linguagens exotéricas. Mesmo assim, é um bom exercício.
Apresento abaixo uma adaptação livre (e preguiçosa) do problema de ontem, "Nerds, Jocks, and Lockers". Recomendo tentar resolver antes de olhar os comentários no The Daily WTF. Amanhã publico uma pequena explicação da solução.
Cabeções, Marombeiros e Armários
Sr Zargas era o professor de matemática que todos gostavam. Fosse você um cabeção ou um marombeiro, ele deixava a matemática interessante, desafiadora e divertida de aprender. E na "Guerra dos Armários" os marombeiros podiam usar os músculos - e ganhavam sempre dos cabeções.
As regras da "Guerra dos Armários" são simples. Em um corredor abandonado da escola, existiam cem armários vazios, um ao lado do outro. O problema é determinar quais armarios ficariam abertos se todos os armários forem fechados e depois tocados da seguinte forma (cada toque abre um armário fechado e fecha um armário aberto):
- cada armário é tocado a partir do primeiro
- cada segundo armário é tocado a partir do segundo
- cada terceiro armário é tocado a partir do terceiro
- ...
- o centésimo armário é tocado
Sua missão, jovem cabeção, é achar uma forma de determinar quais armários permanecem abertos sem fazer múltiplas passagens (ou seja, achar uma solução que não seja de "força bruta"), para o caso genérico de "n" armários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário