domingo, março 09, 2014

Crítica: Mickey Mouse - "High Noon at Inferno Gulch"

O terceiro volume da coleção da Fantagraphics Books traz nove histórias do Mickey, publicadas como tiras diárias de janeiro de 1934 a janeiro de 1936. Mickey completa aqui o seu amadurecimento, deixando para trás as tiras movidas a piadas isoladas (gags) e passando do campo para a cidade.


Como nos volumes anteriores (vistos aqui e aqui), a produção é primorosa. Mais uma vez, artigos, biografias e farto material adicional complementam as tiras

 "The Captive Castaways"


Esta aventura começa com Mickey voltando a ser um piloto do correio aéreo para levar alimentos a uma cidade isolada por nevascas. Em uma reviravolta ele acaba (junto com a Minie) virando prisioneiro de piratas liderados pelo Peglet Pete (agora um chefe ao invés de capanga, dando mais um passo para se tornar o Bafo-de-Onça que conhecemos).

 "Pluto's Rival"

 Uma historinha curta composta por gags.

"The Bat Bandit of Inferno Gulch"


Mickey volta ao velho oeste para enfrentar o misterioso bandido que se veste de morcego. Uma história com ritmo acelerado e muitos perigos.

"Bobo The Elephant"

Um velho recurso da comédia, usado com frequência nas animações Disney, é colocar o protagonista para cuidar de um animal não domesticado. Aqui Mickey se vê inesperadamente dono de um elefante. Agora mais responsável, Mickey precisa pagar por todos os estragos causados pelo animal, se acertar com as autoridades da cidade e achar uma saída quando aparece o verdadeiro - e cruel - dono.

"The Sacred Jewel"


Esta é a primeira aventura do Mickey no estrangeiro. No caso, em Umbrellastan. Como companheiro de viagem, além da Minie, temos o atrapalhado Dippy (a versão inicial do Pateta). Outra aventura alucinante, com personagens secundários divertidos, como os Grande Emissários e "Old Soakh" o camelo beberrão.

"Pluto the Racer"

Pluto entra em corridas de cachorros. No começo é apenas para desmentir Horácio e não abater Pluto, mas logo surge um motivo mais nobre - pagar a hipoteca da casa do funcionário que aceitou a inscrição do Pluto. Além de demitido por isto, bandidos doparam o seu cachorro.

"Editor-in-Grief"


Uma história épica, um dos pontos altos do volume. Mickey compra um jornal e logo se vê em uma cruzada contra bandidos e políticos corruptos. O golpe que ele descreve continua atual - coleta de lixo superfaturada. O "cast" de apoio está todo presente: Minie, Horácio (responsável pela prensa), Dippy (como repórter fotográfico, perfeito no alívio cômico), Clarabela (uma breve figuração como colunista social) e Donald (como vendedor de jornais).

"Race for Riches"


Mais uma vez Mickey vai ao velho Oeste à procura de um tesouro para pagar uma hipoteca. Não parece original? Mesmo assim, Gottfredson cria uma história de prender o leitor. O vilão é o mesmo que tentou levar Bobo, o elefante, mas aqui ele uni perversidade, esperteza e ainda fornece um pouco de alívio cômico, principalmente a partir do instante em que contrata Peglet Pete.Esta história marca duas ocorrências finais: é a última vez que Horácio é o companheiro de Mickey na aventura e, em uma aparição rápida no último quadrinho, é a última vez que Donald é retratado com bico comprido. O penúltimo quadrinho é objeto de um dos artigos ao final - a comemoração do aniversário do Mickey, um projeto do marketing da Disney.

"The Pirate Submarine"


Mickey um "geek"? Nos anos 30 e sob as mãos de Gottfredson Mickey se envolve com gadgets e enfrenta vilões aparelhados com alta ciência. Esta aventura começa com um presente que ele ganha no final da aventura passada: um rádio de ondas curtas. Um pedido de socorro o leva ao capitão Doberman (das aventuras anteriores como piloto do correio aéreo) e a pilotar o Subermarplane - um misto de avião com submarino. Como companheiro de aventura, Gloomy, o mecânico pessimista que ele conheceu em Mail Pilot. Em alguns momentos lembra as aventuras de 007 (que ainda não tinham sido escritas), como a ilha secreta do vilão que quer dominar o mundo.

Veredito

Imperdível.

Nenhum comentário: