Pódio da Competição |
Como é padrão, a competição envolveu projeto (relatório e apresentação), provas estáticas (segurança e conforto) e provas dinâmicas (velocidade máxima, aceleração, tração, suspension & traction e o enduro de resistência). A competição foi bastante dura e todas as equipes tiveram os seus momentos de sufoco ao tentar corrigir problemas e quebras nos veículos.
Um dos requisitos é que um projeto não pode competir por mais de dois anos, obrigando as equipes a desenvolverem novos veículos. A Equipe Poli competiu com o "veterano" Poli Phantom e o "novato" Poli Audax.
Poli Audax na esquerda e Poli Phantom na direita |
O começo foi bem auspicioso: o Poli Phantom recebeu a maior nota de Relatório de Projeto e o Poli Audax ficou entre os dez primeiros nesta prova. Entretanto, problemas com o motor nas provas estáticas do Phantom fizeram com que ele ficasse na repescagem de conforto, retirando-o das provas dinâmicas do sábado. Nestas provas o Audax se destacou, ficando em primeiro em velocidade máxima, segundo em aceleração (por 1 milésimo de segundo) e em treceiro no s&t.
Piloto do Poli Audax recebendo o prêmio do S&T |
O sábado incluiu ainda uma prova surpresa, em comemoração aos vinte anos: o mud bog (uma piscina de lama). O Audax foi um dos primeiros a enfrentá-lo e não se saiu muito bem na primeira tentativa: o motor apagou assim que o carro bateu na água. Na segunda tentativa, mesmo com o motor falhando, conseguiu atravessar (lentamente).
O Mud Bog |
A tarde de sábado foi reservada para as finais das apresentações de projeto. Desta vez a Equipe Poli ficou fora destas finais, portanto o tempo foi usado para preparar os carros para o Enduro de domingo. O Enduro é uma prova dura, com quatro horas em uma pista difícil sob um sol escaldante. O Poli Audax saiu em terceiro (pelo resultado no s&t) e assumiu a ponta nas primeiras voltas. Um acidente obrigou o carro a retornar vagarosamente ao box para demorados reparos. Os carros da Mangue Baja assumiram as primeira posições e lá se mantiveram até o final da prova. Somado ao bom resultado dos pernambucanos nas outras provas a dobradinha no computo geral ficou garantida bem antes da bandeirada final.
Mais de três horas e meia de prova - reparar nos carros quebrados |
Nas posições seguintes tivemos uma boa disputa entre a FEI e a Poli. Apesar do melhor desempenho dos carros da FEI no Enduro, o Poli Audax conseguiu ultrapassá-lo na pontuação geral. O resultado final da competição foi os dois carros da UFPE em primeiro e segundo, o Poli Audax da Poli em terceiro e os dois carros da FEI e quarto e quinto. Este resultado faz com que as três equipes representem o Brasil na competição mundial.
Equipe Poli comemorando o terceiro lugar |
O resultado final está aqui.
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