quinta-feira, março 13, 2014

Placa Garoina - Arduino Básico em Placa Padrão

Quando decidimos fazer uma oficina de solda no CarnaHacking do Garoa Hacker Clube, procuramos um kit interessante, barato e com pronta entrega. Como não achamos, parti para a ideia de montar uma versão básica do circuito do Arduino (equivalente ao "Arduino na Protoboard"), usando uma placa padrão de circuito impresso.


O circuito é o que já vimos na montagem na protoboard, com três pequenas alterações:
  • Acrescentei um botão para reset.
  • Reduzi o resistor do LED para 330 ohms, para obter um brilho maior.
  • Coloquei como montagem opcional um regulador 78L05 para permitir alimentar com uma fonte de 7 a 15VDC ou com uma bateria de 9V.

A placa utilizada foi um modelo com trilhas semelhantes às de uma protoboard:

A montagem requer algumas conexões por baixo da placa. Para manter as bordas da placa livres para colocar um conector, os capacitores do cristal também são soldados por baixo:


Imaginei algumas opções para colocar conectores que facilitem ligar a placa a outros circuitos:


Na primeira opção são utilizados conectores femea. Na segunda um conector macho com pinos longos, que permite espetar a placa de ponta cabeça em uma protoboard. A última opção requer um pouco mais de destreza na solda: colocar o conector macho na parte de baixo da placa.

Maiores detalhes podem ser vistos na página do projeto na wiki do Garoa.

2 comentários:

Thiago disse...

Olá Daniel,

Venho acompanhando o seu blog já faz um bom tempo. Parabéns pelo trabalho!

Você já havia comentado sobre o Garoa Hacker Clube, gostaria de saber como funciona o Garoa. Pelo que eu li no site é um ambiente para troca de conhecimentos, desenvolvimento de projetos, estudos... Os seus posts me deixaram curioso para conhecer o ambiente.

Me formei em Engenharia da Computação em 2012. Tenho alguns projetos pessoais com sistemas embarcados em mente, mas estou com dificuldades em desenvolver (trabalho mais com infraestrutura) pela falta de prática na programação de sistemas embarcados. Será que lá poderia ter ajuda?

Como funciona exatamente? Poderia ir até lá? Seria possível o senhor apresentar o ambiente?


Obrigado pela sua atenção.


Atenciosamente,


Thiago.

Daniel Quadros disse...

Thiago,

O site do Garoa (https://garoa.net.br) possui uma descrição detalhada de como ele funciona, mas para conhecer é só chegar lá num dia em que estejamos abertos. O site tem a agenda com as próximas atividades programadas.

[]