domingo, março 16, 2014

Crítica: Mickey Mouse - "The House of The Seven Haunts!"

O quarto volume da coleção da Fantagraphics Books traz seis histórias do Mickey, publicadas como tiras diárias de janeiro de 1934 a fevereiro de 1938. Com a personalidade já definida, temos aqui duas histórias que se tornariam clássicas: "The Seven Ghosts" e "Island in the Sky". Com a vinda do Pateta (agora já chamado de "Goofy"), Clarabela e Horácio passam a aparecer bem menos (realçando a mudança de Mickey do campo para a cidade).


Como nos volumes anteriores (vistos aqui, aqui e aqui), a produção é primorosa. Artigos, biografias e farto material adicional complementam as tiras.
"Oscar the Ostrich"

A primeira vista uma história simples, que às vezes recai na rotina da "gag" diária. Entretanto, há o pano de fundo das dificuldades financeiras em uma época em que os EUA ainda estavam na Depressão. Mickey reage com a sua honestidade e espírito empreendedor.

"Mickey Mouse Joins the Foreign Legion"


Uma história mais longa e com alguns momentos mais sombrios, pegando carona na moda de filmes envolvendo a Legião Estrangeira. Os próprios desenhos são mais escuros nas cenas noturnas, criando um clima de mistério e aflição.

"The Seven Ghosts"



O clima sombrio continua nesta aventura onde Mickey, Donald e Pateta investigam uma casa mal assombrada. O dono da casa é uma figuraça, representando o ex-rico sulista, preso a suas convenções sociais. O Donald de Gottfredson é bem diferente do de Carl Barks, tendo como principal característica o pavor. Infelizmente, Donald não apareceria junto do Mickey por muito tempo. Logo ele teria uma tira própria, que seria distribuída independentemente. Com Mickey e Donald podendo aparecer em jornais concorrentes, foi preciso separá-los.

"Island in the Sky"

É uma história com tons de ficção científica, que antevê os dilemas morais que o domínio da energia atômica trariam. Mickey encampa a ideia de que com os EUA possuindo este conhecimento e o mantendo secreto a paz estará assegurada, pois todos teriam medo de começar uma guerra. Estas ideia não é compartilhada pelo cientista da trama, o Dr Einmug (nem, claramente, por Gottfredson).

"In Search if Jungle Treasure"

Após piadas, mistérios e ficção científica, que tal um pouco de aventura? A história flui bem, mas não é mais um clássico. O retrato dos africanos certamente incomodará a patrulha do politicamente correto, mas retrata bem a visão da época em que a história foi escrita. Uma curiosidade é ver uma certa ligação amorosa entre o Pateta e a Clarabela (que alguns anos antes era noiva do Horácio).

"Monarch of Medioka"

Fechando o livro, uma aventura um pouco diferente.Ela parte do velho argumento do herói ser idêntico ao monarca de um país (no caso a fictícia monarquia europeia de Medioka). Além de driblar o inevitável conspirador atrás do trono, Mickey tem que resolver a crise financeira do país. O que ele faz com a velha receita liberal: reduzindo impostos, reduzindo gastos do governo e apoiando os empresários.

Veredito

Imperdível.





Nenhum comentário: