quarta-feira, fevereiro 26, 2014

EProm - Apagamento

Como mencionei na introdução, o apagamento das EProms é feito expondo o chip à luz ultravioleta. Neste post veremos alguns detalhes interessantes de um aparelho antigo com esta função.

Na foto acima, reparar no buraco em baixo à esquerda. É aqui que vai uma "gaveta" na qual devem ser colocados os chips a apagar (gaveta esta que estava faltando e eu tive que improvisar).

Ligado na tomada e acionado um interruptor na parte traseira, o LED "ligado" deve acender. O potenciômetro permite escolher o tempo de apagamento de (10 a 70 minutos), que começa quando o botão "início" é apertado. Durante o apagamento o LED "apagando" fica aceso.

É claro que o LED "ligado" não acendeu na primeira tentativa. Vamos ver o interior do apagador:


Não tem muito segredo. Basicamente temos uma lâmpada fluorescente (no alto da foto). Esta lâmpada é acesa por um reator (embaixo à esquerda) e starter normais (o starter está sem a tampa, o que lhe dá a aparência de um lâmpada queimada). Uma plaquinha contêm o timer.






O timer usa o nosso velho conhecido 555. Como ele opera com baixa tensão DC, temos um transformador (embaixo à direita) e um relê para acionar a lâmpada UV.

Mas, voltando à questão inicial, porque não ligava? Trata-se de um mecanismo de segurança. Os raios UV não são visíveis a olho nú, mas podem causar muitos danos. O aparelho tem um pequeno botão em série com a chave liga/desliga, que precisa ser acionado pela gaveta:


Acertada gaveta para acionar o botão, o aparelho funcionou corretamente:





A aparência da minha gaveta improvisada não é das melhores, mas ela consegue acionar o botão de segurança e vedar satisfatoriamente a parte frontal.



Nenhum comentário: